Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NEALIM integra pesquisa nacional sobre ensino remoto e sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) durante a pandemia
conteúdo

Notícias

NEALIM integra pesquisa nacional sobre ensino remoto e sobre a Política Nacional de Alfabetização (PNA) durante a pandemia

publicado: 25/08/2020 14h32, última modificação: 25/08/2020 14h32

Pesquisadores de 29 universidades brasileiras investigam como a nova política de alfabetização do Governo Federal, lançada em 2019, tem chegado aos professores, com o objetivo de compreender quais os principais desafios neste contexto de pandemia e de trabalho remoto.

Na UFPB, a coordenação da pesquisa é desenvolvida por professores do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática (NEALIM). Compõem o grupo de pesquisa professores/as do PROLING, do Centro de Educação da UFPB e da UEPB. A instituição proponente da investigação é a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A pesquisa interinstitucional “Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 e a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” abrange as cinco regiões do país e, nesta primeira fase, convida professores atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a preencher um formulário eletrônico até o dia 15 de setembro.

 A relevância do projeto está em analisar os efeitos do ensino remoto e da PNA nas práticas contemporâneas de alfabetização de crianças, por meio da criação de uma base de dados de alcance nacional, promovendo o diálogo e a formação de professores, pesquisadores e estudantes. Até o momento já foram coletadas informações de mais de onze mil professores de todo o Brasil. Para participar, basta acessar o formulário aqui.

http://forms.gle/xS6C6nzEqQPa3AKK9

 Com a pesquisa espera-se conhecer melhor de que forma o ensino remoto está sendo realizado em todo o país e contribuir com a disseminação de propostas positivas implementadas.