Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Matrícula dos ingressantes em CDN no semestre letivo 2021.2
conteúdo

Notícias

Matrícula dos ingressantes em CDN no semestre letivo 2021.2

publicado: 27/01/2022 07h56, última modificação: 27/01/2022 08h58

ccsa

Informamos que a matrícula dos ingressantes, referente ao período letivo Regular 2021.2, será realizada pela própria Coordenação do Curso. O período de matrícula ocorrerá entre 01 e 04 de fevereiro de 2022, como previsto no Calendário Acadêmico.

O processo de matrícula feita pela Coordenação será realizado de forma online. Não é preciso o(a) discente comparecer presencialmente na Coordenação do curso.

Disciplinas do 1º Período

Por fim, seguindo orientações da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da instituição, a matrícula de ingressantes será compulsória em todos os componentes curriculares. No caso de CDN, as disciplinas previstas para o 1º período do curso estão apresentadas a seguir, com os respectivos conteúdos programáticos.

COMPONENTE CONTEÚDO
Introdução à Programação para Ciência de Dados Principais linguagens de programação para ciência de dados. Descrição e construção de algoritmos. Metodologia de programação. Introdução a uma linguagem de programação estruturada. Operadores, expressões e tipos elementares de dados. Estruturas de controle. Arrays simples e multidimensionais. Arquivos; Mecanismos de passagem de parâmetros; procedimentos e funções; recursividade; tipos definidos pelo programador e tipos abstratos e dinâmicos de dados. Aplicações computacionais em ciência de dados.
Técnicas de Pesquisa e Análise de Dados I Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Elaboração e apresentação pública de textos técnicos científicos. Normas técnicas, pesquisa bibliográfica e relatório final de pesquisa. Introdução ao planejamento da pesquisa científica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Revisão sistemática e metanálise. Gerenciador Eletrônico de Referências. Editoração em Latex. Produção textual online com múltiplos usuários. Ferramentas para controle de versão de arquivos (Git). Principais fontes de dados secundários de informações econômicas, financeiras, gerenciais e sociais: extensões, importação e inspeção básica. Exemplos práticos de trabalhos científicos em CDN.
Cálculo Diferencial e Integral I Funções reais de uma variável real. Limites. Continuidade. Derivadas. Regras de Derivações. Aplicações da derivada.
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica Vetores; Retas e Planos. Cônicas e Quádricas. Espaços Euclidianos. Matrizes.
Ciência de Dados e Sociedade Sociedade da informação e do conhecimento: demandas sociais, profissionais e acadêmicas. Desafios contemporâneos da sociedade na era da Informação: segurança, privacidade, marcos normativos. A formação em Ciência de Dados para Negócios e o seu papel social. Ética profissional. Atuação do profissional no mercado de trabalho. Aplicações de Ciência de Dados e sua influência na sociedade: Inteligência Artificial, Big Data, Plataformas Computacionais e Indústria 4.0. Imperativos sociais: desigualdades, discriminação, inclusão, meio ambiente e direitos humanos. Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Cultura afro-brasileira e indígena. Políticas de Ações Afirmativas. Educação Sanitária e Ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental.