Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Notícias Gerais > National Workshop on UI GreenMetric for Universities on Brazil

National Workshop on UI GreenMetric for Universities on Brazil

publicado: 02/08/2019 10h10, última modificação: 02/08/2019 10h10

O UI University GreenMetric University foi lançado em 2010 pela Universidade da Indonésia. A iniciativa ocorreu porque os critérios usados ​​para classificar as universidades, nos diversos rankings mundiais, não estavam dando crédito àqueles que estavam fazendo esforços para reduzir sua pegada de carbono e, assim, ajudar a combater a mudança climática global.

Trata-se de uma oportunidade para trocar experiências, apresentação de trabalhos e compartilhamento das melhores práticas na criação de condições sustentáveis nos campi universitários, além de um incentivo à colaboração e aprendizado entre as Universidades.

III National Workshop on UI GreenMetric for Universities on Brazil acontecerá na Universidade Federal de Lavras (UFLA)  nos dias 9 e 10 de setembro; na programação do primeiro dia serão realizadas palestras sobre o UI GreenMetric ranking, seus indicadores e o processo de submissão. Ainda, neste dia, a UFLA convidou instituições que se destacaram no último ranking para apresentarem suas as ações e experiências, levando em consideração os diferentes indicadores: infraestrutura, água, energia e mudanças climáticas, manejo de resíduos, transporte e educação.

O workshop reuni estudantes de graduação e pós graduação, professores, técnicos e profissionais da área. As inscrições tem seu prazo até dia 6/9/2019. Já a data limite da submissão de resumos vai até 18/8/2019.

No segundo dia será organizado um dia de campo com a apresentação das instalações relacionadas ao Plano Ambiental e Estruturante da UFLA, como: Estação de Tratamento de Esgoto, Estação de Tratamento de Água, áreas de reflorestamento, Laboratório de Gerenciamento de Resíduos Químicos etc. Foi justamente a implementação desse Plano Ambiental que possibilitou à UFLA se posicionar entre as universidades mais sustentáveis do mundo, atingindo a 38ª posição no ranking mundial e 2ª colocação na América Latina.

Fonte: http://www.eventos.ufla.br/workshopgm/