Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CGA desenvolve Banco de Dados Espacial para UFPB

CGA desenvolve Banco de Dados Espacial para UFPB

A ferramenta permite relacionar os objetos do espaço real a dados que são representados em mapas.
publicado: 18/09/2015 00h00, última modificação: 18/06/2020 12h08

Está sendo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba um Banco de Dados Espacial (BDE) onde é possível visualizar todo território da universidade em uma plataforma na internet. O projeto da Comissão de Gestão Ambiental é orientado pela Prof. Dra. Nadjacleia Vilar Almeida e está sendo realizado, em fase de testes, no Centro de Tecnologia (CT) do Campus I da UFPB.

Um Banco de Dados Espacial é uma ferramenta que permite relacionar os objetos do espaço real a dados que são representados em mapas. No BDE é possível ter informações de áreas de ocupação, tais como salas de aulas e banheiros, além da quantidade de pessoas que esses ambientes comportam. Sendo assim, o Banco de Dados Espacial pode servir como importante ferramenta para tomada de decisões quanto a construções e reformas, a fim de seguir padrões sustentáveis.

Para elaborar o BDE da UFPB estão sendo seguidos os seguintes passos:

• Identificação dos tipos de uso e ocupação dos prédios de cada centro (dados coletados em levantamentos in loco);
  • Alimentação de uma planilha eletrônica contendo os dados coletados;
  • Digitalização dos centros através das imagens de satélite;
  • Alimentação das informações na Tabela de Atributos do Sistema de Informação Geográfica (SIG);
  • Obtenção das informações espacializadas.

Outro objetivo importante do projeto é desenvolver o BDE em um SIG Web, ou seja, em mapas digitais online, permitindo que um maior número de usuários tenha acesso a esses dados espacializados, dessa forma, a Prefeitura Universitária (PU), juntamente com a CGA e os chefes de manutenção dos Centros de Ensino, poderão observar as reais necessidades expansivas, bem como corretivas dentro do Campus I– UFPB.

Atualmente, o mapeamento realizado e o banco de dados estão disponíveis para o público através da ferramenta Google Maps Engine Lite, sendo possível acessá-los pelo site da CGA . Nele consta a ocupação dos ambientes presentes no Centro de Tecnologia e, posteriormente, de todo Campus I.