Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Engenharia Ambiental da UFPB comemora 10 anos de criação

Curso de Engenharia Ambiental da UFPB comemora 10 anos de criação

O evento "10 anos de Engenharia Ambiental UFPB" será realizado em 29 e 30 de maio, no Centro de Tecnologia (CT).

publicado: 23/05/2018 17h41, última modificação: 23/05/2018 17h41

10-anos-engamb-img.png

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completa uma década de existência, com dois dias de extensa programação, que inclui palestras, mesas redondas e minicursos. O evento "10 anos de Engenharia Ambiental UFPB" será realizado em 29 e 30 de maio, no Centro de Tecnologia (CT), ao qual a graduação é vinculada, concentrando atividades no campus I, em João Pessoa.

Docentes, estudantes, profissionais e demais interessados estarão reunidos nessas datas para debater e trocar experiências sobre a engenharia ambiental e seu mercado de trabalho.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário online. Os inscritos poderão participar de dois minicursos, até o limite das vagas.

Inicialmente, o pesquisador Gilson Barbosa Athayde Jr, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deca/CT), falará sobre o curso. Os demais palestrantes confirmados são os professores: Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que proferirá a palestra magna intitulada “Gestão de Recursos Hídricos em um Mundo em Mudança: clima e sociedade”; Salomão de Souza Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que tratará sobre o “Reúso de Água e suas Aplicações no Semiárido”; e Roberta Falcão de Cerqueira Paes, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), sobre a “Gestão Ambiental de Reservatórios”.

Os minicursos serão ministrados pelos docentes João Marcelo Dias Ferreira (Cear/UFPB), abordando “Sistemas Fotovoltáicos: princípios e aplicações”, e Luciana de Figueiredo Lopes Lucena (ECT/UFRN), com o tema “Da Economia Ambiental à Economia Verde: o olhar econômico sobre o meio ambiente”.

Entre as quatro mesas redondas previstas, uma delas reunirá, sob a mediação do professor Adriano Rolim da Paz (CT/UFPB), quatro egressos do curso, que hoje atuam na Emlur, na Sudema, na empresa Elizabeth e na Cia Docas da Paraíba. As demais mesas trazem os temas da poluição atmosférica e das oportunidades de atuação dos graduados em engenharia ambiental nos setores público e privado. Haverá participação de profissionais da universidade, da Cagepa, do Ibama, Funasa, Sebrae, Elizabeth Cimentos, Consultoria Urbes, SIM Engenharia e da Waste Coleta de Resíduos Hospitalares.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea/PB), o evento é promovido pela coordenação do curso e pelo Projeto de Melhoria da Gestão e do Ensino no Curso de Engenharia Ambiental (Proambi/UFPB).