Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > João Pessoa não adere Dia Mundial Sem Carro

João Pessoa não adere Dia Mundial Sem Carro

Cidade ainda não participa do ato contra poluição.
publicado: 23/09/2015 00h00, última modificação: 12/02/2016 10h59
Exibir carrossel de imagens Manhã de engarrafamento na Av. Pedro II, em João Pessoa, no Dia Mundial Sem Carro

Desde 1997, o dia 22 de setembro é marcado pela mobilização mundial para reduzir o número de automóveis da população.  O objetivo da campanha é fazer a sociedade experimentar outros meios de mobilidade em cada cidade.

No Brasil, O Dia Mundial Sem Carro parece não sair da internet. Nas grandes cidades a mobilidade é precária, o transporte público um obstáculo para o cidadão e a bicicleta, o meio menos poluente de transporte, sofre com a falta de ciclovias.

Lançada ontem pelo Ministério das Cidades, a Cartilha do Ciclista reúne informações sobre a legislação, sinalização e regras de circulação e segurança cicloviária. O objetivo é esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres para uma boa convivência entre os diversos meios de transporte do país.

Em João Pessoa, a população não aderiu à mobilização e o trânsito continuou caótico. Para quem se arrisca a andar de bicicleta junto aos carros enfrenta dificuldades, como cita a aluna de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, Lívia Costa: “O risco para o ciclista é constante. Já enfrentei situações perigosas, fui imprensada no acostamento algumas vezes. eles não entendem que a rua também é um espaço para bicicletas”.

Lívia é uma das estudantes da UFPB que optou pela bicicleta como meio de transporte para ir às aulas. Para ela uma das barreiras da sociedade aderir ao Dia Mundial Sem Carro é tratar um veículo como meio de qualidade de vida.”Campanhas como essa existem para provar que não somos dependentes do carro próprio, há outros meios de transporte  que, possivelmente, trariam muito mais qualidade de vida; uma cidade mais limpa, menos poluição atmosférica, sonora e menos transito.” completa.

Contudo, a estudante de jornalismo não está sozinha, há pouco mais de um mês foi criado no Facebook o grupo UFPBike, reunindo, até o momento, 50 alunos da instituição que usam a bicicleta como veículo à universidade.

Segundo os participantes o grupo é um bom espaço de interação e conscientização à população no trânsito. “Incentivar o uso da bike é um apoio ao ambiente e a sociedade. Para cada um que usa bike são menos gases poluentes, além de menos estresse no trânsito e rapidez no trajeto.” Cita o mestrando em Energias Renováveis e membro do grupo, Guillermo Rodriguez.