Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove Trote Verde durante primeiro mês de aulas

UFPB promove Trote Verde durante primeiro mês de aulas

Ação de plantio de espécies da Mata Atlântica e combate ao mosquito da dengue marcam 'trote do bem'.
publicado: 15/02/2016 15h10, última modificação: 16/02/2016 13h58

A Universidade Federal da Paraíba está realizando durante todo o mês de fevereiro o Trote Verde. Com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e combate ao Aedes aegypti a UFPB recepciona os calouros nesse primeiro mês de aulas.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam). A Semam fornece as mudas e envia técnicos do Viveiro Municipal para, através de práticas pedagógicas, orientar os estudantes sobre o replantio.

No Campus de João Pessoa, as atividades aconteceram na primeira semana de aula, de 01 a 05, na ocasião estiveram
presentes, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, o vice-reitor, Eduardo Rabenhorst, o Engenheiro Agrônomo da Semam, Anderson Fontes, os coordenadores da comissão de Gestão Ambiental e estudantes.

Durante o plantio, as autoridades comentaram sobre a importância do cuidado ao meio ambiente e o papel que a UFPB vem assumindo neste campo.

“Um dos objetivos do Trote Verde é colocar os alunos em contato com a natureza e proporcionar a eles uma consciência
ecológica”, disse o professor Joácio Moraes, coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB.

De acordo com a reitora Margareth Diniz, “quando um aluno planta uma muda ele também está plantando parte da sua história. De fato, vamos plantar a história de cada um deles”. A reitora ressaltou, ainda, que o evento é uma das ações mais importantes que mantêm viva a fauna e a flora de parte da Mata Atlântica, a qual se encontra na área da UFPB.

As ações também acontecerão em outros Campi da UFPB. Dia 18, quarta-feira, é a vez do Campus de Bananeiras que realizará a atividade ambiental com o apoio da Coordenação de Meio Ambiente e CGA. O Campus de Rio Tinto ainda não definiu os dias e horários do trote.

Desde o início do projeto Trote Verde, em 2013, já foram plantadas mais de 6 mil mudas em toda Universidade. Neste ano foram incluídas às atividades ambientais o combate ao mosquito Aedes aegypti, durante o trote do bem os alunos receberão um material com instruções à eliminação de focos de reprodução do mosquito.

Entrevistas: Débora Freire/ Hérica Carvalho (ASCOM UFPB)