Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NOVA RESOLUÇÃO SOBRE POLÍTICA LINGUÍSTICA DA UFPB É APROVADA EM REUNIÃO ORDINÁRIA NO CONSUNI

AVANÇOS NA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

publicado: 05/11/2020 18h21, última modificação: 05/11/2020 18h23

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba – CONSUNI, deliberou em reunião ordinária ocorrida em 31 de agosto de 2020, pela aprovação da nova resolução que trata da política linguística da UFPB.

O novo documento traz importantes avanços para as pessoas com deficiência no âmbito da instituição, essa conquista é resultado da atuação propositiva do Comitê de Inclusão e Acessibilidade - CIA que tem por objetivo proporcionar cada vez mais um ambiente acessível e inclusivo na UFPB.

Entre os avanços alcançados estão:

• O acesso, a autonomia e a participação de pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.

• Promover exames de proficiência em língua de sinais, conforme haja recursos humanos para tal;

• Assegurar, conforme demanda e possibilidade da instituição, a acessibilidade às aulas e às produções científicas e culturais por meio de tradução e interpretação para línguas minorizadas – como Libras, e por meio de códigos comunicacionais – como Braille, no âmbito da graduação, da pós-graduação e da extensão.

Confira na íntegra a resolução, clicando aqui.

A Coordenação.