Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O CIA REALIZA O I FÓRUM DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB NESTA TERÇA-FEIRA (29/09)

publicado: 28/09/2020 14h34, última modificação: 28/09/2020 14h38

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA, realiza em 29/09, o I Fórum de Acessibilidade e Inclusão da UFPB com o tema: Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior no Contexto Atual.

O evento acontece no mês de setembro que é considerado o mês alusivo à defesa das pessoas com deficiência e tem, entre outros objetivos, mobilizar a comunidade acadêmica para a questão da inclusão, acessibilidade e permanência do aluno com deficiência na UFPB.

Além de disseminar informações nas diversas áreas, promovendo a reflexão e a troca de experiências a fim de transpor as barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais e pedagógicas, que hoje, são fatores existentes na instituição, e desta forma, fomentar as ações para uma Universidade mais inclusiva e acessível.

O evento terá a seguinte programação:

Manhã:

• 09h às 09h40m - Conferência de abertura

Conferencista: Milton Pereira de Carvalho Filho. Revisor de textos Braille. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão -NAI da UNIVASF.

Tema: Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior no contexto atual.

• 09:45 às 12h -  Diálogos com as Subsedes do CIA

Convidados:

Mediadora: Cláudia Galvão, Prof.ª Dra. do curso de Terapia Ocupacional da UFPB.

Coordenador do CIA: Rafael Monteiro, Intérprete de Libras na UFPB;

Subsede/Cia - Campus II: Sr. Nielson Firmino, Intérprete de Libras na UFPB;

Subsede/Cia - Campus IV: Prof.ª Dra. Eddla Pereira;

Aluna –  Gabriela Letícia (estudante assistida) do Campus II;

Tarde:

• 15h às 17h – Painel I com os Laboratórios, Núcleos e Grupos temáticos de Acessibilidade Pedagógica, Arquitetônica, Comunicacional e Atitudinal.

Tema: Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior no Contexto Atual.

Convidados:

Mediador:  Rafael Monteiro, Coordenador do Cia e Intérprete de Libras da UFPB.

LAVITA: Profa. Dra. Cláudia Galvão e Frank Yure (estagiário do Lavita);

LACESSE: Arq. Bruna Ramalho Sarmento;

NEDESP: Prof.ª Dra. Izaura Maria e Priscilene Matias (estudante assistida) pelo Nedesp e CIA;

GT. Pedagógico: Prof.ª Dra. Adenize Queiroz;

Noite:

• 19h às 21h – Painel II com a equipe Técnica do CIA – Transcritores Braille e Tradutores Intérpretes de Libras.

Tema: Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior no Contexto Atual.

Convidados:

Mediador: Nielson Firmino, Representante da Subsede/Cia - Campus II e Intérprete de Libras da UFPB.

Pollyana Stephanie, Intérprete de Libras da UFPB.

Dina Melo, Transcritora Braille.

Rafael Monteiro, Coordenador do CIA e Intérprete de Libras na UFPB.

Inscrições até o dia 28/09/2020 pelo SIGAA, clique aqui.

A transmissão do Fórum será realizada pelo canal do YouTube do Comitê, clique aqui.

A Coordenação.