Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Semana da Pessoa com Deficiência

Semana da Pessoa com Deficiência

Em todos os campi da UFPB ocorrerão atividades para mobilizar a comunidade acadêmica acerca dos direitos das pessoas com deficiência

Os diferentes grupos de trabalho que compõe o Comitê de Inclusão e Acessibilidade, bem como as subsedes presentes nos outros campi e o SINTESP estarão realizando ações na UFPB durante essa semana para comemorar o Dia da Pessoa com Deficiência que acontece em 21 de setembro.
publicado: 18/09/2016 17h34, última modificação: 30/08/2017 09h59

Confira abaixo a Programação e Participe!!!!!

Sensibilização nas Salas de Aula

Grupos de Estagiários do CIA estarão percorrendo salas de aula nas quais há estudantes com deficiência no intuito de exibir um pequeno vídeo ( 6 minutos de duração) para sensibilizar a comunidade acadêmica para a questão das pessoas com deficiência.

Programação do Grupo de Acessibilidade Atitudinal

Local: Campus I

Durante o decorrer do dia serão aplicadas “Multas Morais” para sensibilizar os motoristas no que se refere aos locais corretos de se estacionar.

Programação do Grupo de Acessibilidade de Comunicação:

03 a 30 de setembro 2016 Horário: das 8h às 21h

Exposição: Arte- Eficiente

Local: Pinacoteca UFPB ( Térreo da Biblioteca Central)

DIA: 21 de Setembro de 2016

Horário Completo da Programação: das 16h às 20h

Local: Pátio do CCTA

16h as 16:30h Apresentação do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

1. Grupo de Flauta Doce do Instituto dos Cegos - Integrantes: Renan, Camilo e Felipe;

2. Canções Sertanejas – Integrantes: e Renan;

3. Trio Forró Pezzado.

16:30 as 17:00h Apresentação do Grupo Catadores de Arte EMLUR Integrantes – Membros do Grupo de Tambores da EMLUR

18: 00 as 20:00h Exibição do filme “Nise o Coração da Loucura pátio do CCTA.  Direção: Roberto Berliner Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer Gênero: Drama, Biografia Nacionalidade: Brasil

Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Programação do Grupo de Trabalho de Acessibilidade Pedagógica

Horário da Programação Completa: 7h às 20h

Local: Praça do Centro de Educação

7:00 as 8:00h: Início da sinalização dos espaços no CCHLA, CE e CCSA e Preparação do espaço para apresentação cultural, exposição, etc

9:30 as 10:30h: Exposição de Telas-  Alex ( aluno da rede municipal com TEA);

11:00h : Apresentação Artística do Grupo Helena Holanda

13:00h: Montagem da Brinquedoteca Inclusiva

15:00h: Apresentação Cultural- Trio de Forró ( Cegos)

16:00 as 20:00h- Visitação à brinquedoteca inclusiva

Campus IV- Rio Tinto

14:30h: Apresentação do CIA

14:45h: Apresentação Cultural ( Dança com Crianças da APAE)

15:00h: Depoimento de Aluno com Deficiência ( Lutas , Desafios e Conquistas)

15:10h: Apresentação Musical ( Música em Libras)

15:15h: Encerramento

Campus IV- Mamanguape

16:15h: Apresentação do CIA

16:20h: Apresentação Cultural ( Dança com Crianças da APAE)

19:20h: Depoimento de Aluno com Deficiência ( Lutas , Desafios e Conquistas)

19:30h: Apresentação Musical ( Música em Libras)

19:35h: Encerramento

Programação da Representação do SINTESP no CIA

Dia: 21 de setembro de 2016

Horário: 08:00 as 17:00h

Local: Biblioteca Central – Seção de Multimeios/UFPB

Atividade: Oficina de Biblioterapia

08:00 as 09:00h: Boas Vindas e Aquecimento

09:00 as 11:30h: Biblioterapia (História- Origem na Biblioteconomia e na Psicologia; Terminologia- Conceitos e Definições; Objetivos e função social do bibliotecário enquanto terapeuta). Bibliotecário como contador de história: Origem dos contos; a arte de narrar.

13:00 as 17:00h: Metodologia ( Preparação de uma sessão de biblioterapia; Início da atividade de biblioterapia; duração de uma técnica terapêutica), Exemplos da Técnica de Aconselhamento ( biblioterapia em saúde mental, para cegos, para idosos,crianças com dificuldades de aprendizagem e drogatictos)

17:00h- Encerramento