Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atlas dos riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais do estado da Paraíba
conteúdo

Notícias

Atlas dos riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais do estado da Paraíba

publicado: 17/03/2023 13h54, última modificação: 06/12/2023 09h19

Atlas dos riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais do estado da Paraíba

Autores:

CUNICO, Camila
LUCENA, Daisy Beserra
MOURA, Marcelo de Oliveira

ISBN: 978-65-5421-065-2 (e-book/pdf)
DOI: 10.35260/54210652-2023
Ano de publicação: 2023
71 páginas

Como citar:
ABNT: CUNICO, Camila; LUCENA, Daisy Beserra; MOURA, Marcelo de Oliveira. Atlas dos riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais do estado da Paraíba. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.

APA: Cunico, C.; Lucena, D. B.; & Moura, M. O. Atlas dos riscos, vulnerabilidades e desastres ambientais do estado da Paraíba. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.

Baixe aqui o seu atlas

ATLAS: RISCOS, VULNERABILIDADES E DESASTRES AMBIENTAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

Este Atlas é produto de um projeto intitulado Riscos, vulnerabilidades e desastres hidroclimáticos no Estado da Paraíba: subsídios ao planejamento e à gestão dos territórios, iniciado em fevereiro de 2019 e concluído em fevereiro de 2023, sendo financiado por meio da Chamada Universal MCTI/CNPq 2018. O objetivo principal do projeto foi o de identificar os Índices de Riscos de Desastres de Inundações (IRDI) e de Desastres Climáticos (IRDC) para o estado da Paraíba, bem como o detalhamento da vulnerabilidade social de municípios específicos (estudo em nível censitário) e a construção de práticas em Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD).
O Atlas reúne alguns dos mapeamentos temáticos elaborados para o projeto, considerando os 223 municípios, apresentando-os por meio de um texto descritivo e de gráficos que enfatizam as variáveis analisadas para o contexto da Paraíba, com enfoque nas Regiões Pluviometricamente Homogêneas.
O conhecimento produzido e apresentado contribui para o incremento de ações voltadas para o planejamento socioambiental, bem como para a melhoria da qualidade ambiental e socioeconômica da população paraibana. Partiu-se da premissa de que é necessária uma concepção metodológica que permita a articulação entre as variáveis provenientes do meio físico-natural com aquelas que representam as condições sociais, econômicas e de infraestrutura.
Este Atlas é um dos produtos elaborados ao longo dos quatro anos de pesquisa, baseados em critérios estritamente técnico-científicos, com o propósito que este conhecimento seja replicado, monitorado a partir de novos insumos e acessível aos interessados pela temática socioambiental.

SUMÁRIO

Lista de Pranchas / 4
Lista de Figuras / 5
Lista de Tabelas / 5
Lista de Quadros / 5
Lista de Siglas / 6
Apresentação / 7
Área de Estudo e Aspectos Físico-Naturais / 9
Vulnerabilidade Social / 25
Desastres Hidroclimáticos / 42
Índice de Risco de Desastres de Inundações / 50
Índice de Risco de Desastres Climáticos / 56
Súmula e Reflexões / 61
Agradecimentos / 65
Referências / 67
Conheça os Autores / 7