Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CoMu tem aumento expressivo de atendimentos

CoMu tem aumento expressivo de atendimentos

publicado: 07/07/2023 13h57, última modificação: 07/07/2023 16h35

No primeiro semestre de 2023, a CoMu registrou o dobro de novos atendimentos, em comparação com os anos anteriores. Entre março e junho foram 20 acolhimentos de mulheres que chegaram pela primeira vez ao setor. Desde a sua criação, em 2018, o serviço costumava receber uma média de 21 mulheres por ano. O aumento de 100% pode ser explicado, entre outros motivos, por um maior conhecimento da comunidade acadêmica sobre o setor, além da interiorização das ações.

Ao todo, foram realizados quase 200 atendimentos durante o primeiro semestre. Cada mulher é atendida mais de uma vez pela equipe, gerando encaminhamentos para outros serviços internos e externos à UFPB, reuniões com os setores onde essas mulheres estudam e/ou trabalham, manifestações junto à Ouvidoria da UFPB, entre outras medidas.

Nessa gama de atendimentos são contabilizados aqueles em que a mulher procurou o Comitê apenas para tirar dúvidas ou que buscou uma única vez, mas não retornou. Nesses casos, a equipe tenta contato mais algumas vezes com a mulher, mostrando-se disponível para quando ela necessitar. Também são considerados os atendimentos a profissionais, direções de centro, chefias, estudantes, servidores docentes e  técnico-administrativos que buscam a CoMu para compreender o fenômeno da violência contra a mulher quando precisam lidar diretamente com ele.

A partir das demandas apresentadas, a CoMu realizou nove encaminhamentos para setores da UFPB, como Prape e CRAS, além de setores externos como Delegacia da Mulher e Centro de Referência. O Comitê atua em constante diálogo com os serviços que atuam no atendimento psicossocial dentro da Universidade e aqueles que compõem a rede de enfrentamento à violência contra mulheres na Paraíba.

Prevenção e Enfrentamento

Além do acolhimento, orientação e atendimento às mulheres em situação de violência que estudam, trabalham e convivem na UFPB, a CoMu atua na prevenção e no enfrentamento. Num total, foram realizadas 90 reuniões com diversos setores da UFPB, como pró-reitorias, direções de Centro, Procuradoria Jurídica, Ouvidoria e fora da UFPB como Patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Federal para tratar dos casos atendidos ou para discutir estratégias para prevenir novas violações.

A CoMu participou ainda de 13 ações de prevenção, incluindo aquelas promovidas por Centros, pró-reitorias, chefias de departamento, organizações estudantis. A maioria dessas ações ocorreram no mês da mulher, em alusão ao 8 de Março. Além disso, o projeto de extensão Acolhimento e Orientação: ações do CoMu para o enfrentamento a violência contra as mulheres desenvolveu ações nos Centros e, principalmente, com as trabalhadoras terceirizadas da reitoria.