Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto promove conscientização e ações em saúde sexual

Projeto promove conscientização e ações em saúde sexual

publicado: 23/08/2021 17h22, última modificação: 23/08/2021 17h22

A sexualidade é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  como um dos pilares da qualidade de vida. Tendo essa ideia como premissa, o projeto @Sexualidade na UFPB, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), busca tratar temas que podem ser considerados tabus.

“Abordamos temas associados à sexualidade e comportamento, que são extremamente atuais, mas muito pouco problematizados e de impacto significante para a vida de adolescentes e adultos”, explica a bolsista do projeto, Anacilia Castro. A estudante de Fisioterapia afirma que ficou interessada em participar da ação, pois essa promove uma troca de saberes, estreitando o vínculo entre os estudantes e a comunidade e possibilitar o protagonismo e autonomia dos participantes.

Desde junho de 2020, o projeto passou a ser desenvolvido apenas pelas redes sociais. Nos anos anteriores, as ações eram realizadas de forma presencial em escolas públicas e privadas com palestras, atendimento aos alunos e esclarecimento de dúvidas. A coordenadora do projeto, professora Temilce Cantalice explica que as extensionistas perceberam que algumas dúvidas eram recorrentes e passaram a focar nesses assuntos. “Então três anos atrás o projeto, que visava apenas ensinar sobre o lado fisiológico, foi ampliado para o lado emocional”, explica a coordenadora.

Assim, estudantes de Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, compõem a equipe do projeto e são os responsáveis pelas publicações das redes sociais. A equipe que alimenta a página passou por uma formação no começo do projeto com docentes do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) em suas respectivas áreas de especialidade.

“Conseguimos montar uma equipe bastante diversificada, estudantes de fisioterapia, farmácia, psicologia e de outros diversos cursos, todos empenhados para levar suas experiências próprias sobre sexualidade e também as adquiridas nas disciplinas para toda a comunidade", explica Temilce Simões de Cantalice, que conta com orgulho sobre como o projeto, em seu segundo ano de ação virtual, pode ser visto como uma sedimentação do que aconteceu em 2020.

O estudante de Arquitetura Abraão Nóbrega é um dos que consomem conteúdo veiculado pelo projeto.  Ele afirma que as pessoas que formam a extensão são bastante receptivas à conversa, ajudam a tirar dúvidas e aceitam indicações de temáticas dos seguidores. “Em breve, deve sair um post que foi uma indicação de temática minha. Então, além de naturalmente, já apresentarem discussões interessantes e instigantes, o pessoal é bem aberto à adaptação de solicitações da comunidade.” comentar.

O projeto fornece informações sobre saúde e educação sexual ao público, explicando sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano, assim como o lado emocional e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Também são realizadas lives para discutir assuntos acerca de sexualidade, identidade de gênero, menstruação, amamentação, sexualidade da pessoa com deficiência, entre outros.

Extensionista: Liryel Araújo | Edição Lis Lemos