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Nossa história

por CRAS publicado 27/04/2020 15h16, última modificação 29/04/2020 12h37

Com o intuito de proporcionar o acesso aos serviços básicos de saúde e atenção médico ambulatorial à comunidade universitária, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba, criou em 2010, o Serviço de Atenção à Saúde (SAS), idealizado pela professora Virgínia Lúcia Siqueira de Melo e pela então diretora do CCS, Profª. Drª. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz.

Inicialmente, o serviço era direcionado a prestação de atendimento a comunidade técnico administrativa, docente e discente da UFPB e restringia se ao atendimento médico e de odontologia clínica. Os pacientes que necessitassem de pronto atendimento, atendimento em especialidades, exames laboratoriais e de imagem eram encaminhados ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, que na época funcionava por demanda espontânea.

O projeto piloto tinha como principal objetivo e base de sustentação, o fato do atendimento se localizar dentro da própria estrutura física do CCS , facilitando o acesso dos usuários ao atendimento médico e odontológico.


O acesso se dava por demanda espontânea e com a grande demanda de usuários que procuravam o serviço, surgiu a expectativa de crescimento e expansão no nível de abrangência do atendimento do SAS. Nos anos seguintes os resultados obtidos com os trabalhos desenvolvidos superaram todas as expectativas.

Sendo assim, o SAS passou a ser o Centro de Referência em Atenção à Saúde CRAS, através da Resolução nº 04/2014 do Conselho Universitário (CONSUNI) de 28 de fevereiro de 2014, tornando-se um órgão suplementar da Reitoria.


O Centro de Referência em Atenção à Saúde - CRAS teve uma expansão exponencial da demanda por atendimento, chegando ao total de quase 18.000 (dezoito mil) usuários, assim distribuídos em levantamento das fichas de cadastro arquivadas, realizado em 02 de março de 2018, distribuídos entre servidores técnicos administrativos e docente (ativos, inativos e pensionistas) e servidores da EBSERH: 2130; dependentes de servidores: 8615; discentes : 6310; e terceirizados: 811, num total de 17.866 usuários cadastrados desde sua fundação.


Atualmente, após recomendações do controle interno da UFPB e da CGU, que orientaram o atendimento apenas a servidores do quadro de técnico administrativos e docentes da UFPB (ativos e inativos), como também os discentes da instituição, percebeu-se a necessidade de criar um projeto de extensão que voltasse a incluir essa demanda tão necessitada dos nossos serviços como os terceirizados (sem tempo para atendimento na rede pública de saúde PSFs devido a suas jornadas de trabalho dentro da instituição), os dependentes de servidores, muitos sem acesso a planos de saúde privado, os servidores da EBSERH e outros usuários que necessitam de atendimento em saúde ,tão carente atualmente em todos os níveis de assistência, inclusive usuários que procuram o CRAS com sintomas urgentes aos quais não são negados os primeiros atendimentos e a agilização do encaminhamento dos mesmos aos serviços do HULW ou às UPAs .

Por este motivo iniciamos através de um Projeto de Extensão intitulado: Projeto de Ampliação do Público Alvo do Centro de Referência em Atenção à Saúde CRAS, via FLUEX, aprovado pela PRAC em setembro de 2018, o cadastramento e recadastramento de dependentes de servidores, terceirizados, servidores da EBSERH e outros.

O Centro de Referência em Atenção à Saúde –– CRAS atualmente tem como principais objetivos:

  • Oferecer um atendimento digno, de qualidade e humanizado aos seus usuários, através de uma equipe multiprofissional qualificada.
  •  Estabelecer parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, para encaminhar a demanda que necessitem de pronto atendimento, avaliação, exames laboratoriais e de imagem, etc. procedimentos clínicos e cirúrgicos, internações, tratamento e todos os procedimentos que estejam indisponíveis no CRAS.
  •  Desenvolver ações de qualificação e capacitação profissional por meio de estágios, educação permanente e atualização.
  •  Ser campo de estágio para estudantes das mais diversas áreas do conhecimento da UFPB através de projetos de ensino, pesquisa e extensão promovidos via PROBEX e FLUEX.

 

O Centro de Referência em Atenção á Saúde-- CRAS funciona em esquema de trabalho ininterrupto, em turnos das 7:00 h às 13:00 h e das 13:00 h às 19:00 h e conta hoje com 3 unidades em diferentes localizações:

CRAS CLÍNICO, que fica nas proximidades da residência universitária –– campus I, onde funcionam as seguintes especialidades médicas: Clínica Médica, Mastologia, Geriatria, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia, Pediatria, Reumatologia, Dermatologia e Psiquiatria, como também os serviços de Odontologia clínica e de Enfermagem.

O CRAS –– CLÍNICO I, localizado nas dependências da antiga prefeitura universitária Campus I onde funcionam os serviços de Psicologia, Práticas Integrativas e Complementares e Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão.

O CRAS –– DIAGNÓSTICO E PROCEDIMENTO,  que funciona nas dependências do CCS (Centro de Ciências da Saúde), local onde se originou em 2010, o SAS, onde funcionam os Serviços de Cirurgia Bucomaxilofacial e Implante dentário, Nutrição, Ecocardiografia e Ultrassonografia, além de uma Unidade de Distribuição de Medicamentos.


Hoje, o Centro de Referência em Atenção à Saúde –– CRAS, encontra--se cada vez mais empenhado em prestar uma assistência de qualidade e excelência à comunidade universitária, com seus serviços sendo amplamente reconhecidos por todos os setores e campi da UFPB, sempre inovando e adquirindo novos equipamentos e profissionais qualificados, ampliando as especialidades médicas, estabelecendo parcerias, buscando o aprimoramento tecnológico com vistas à informatização do sistema de agendamento, prontuário eletrônico e cadastramento dos usuários, se empenhando na criação e manutenção do site institucional que facilita o agendamento do tele--saúde ( atendimento virtual ) pela equipe multiprofissional e desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão, por meio de estágios em projetos conduzidos pelo corpo técnico--administrativo em parceria com o corpo discente.


Diante do exposto, nossa história está apenas começando, mesmo com 10 anos de existência, tendo seus primeiros 4 anos como SAS ( Serviço de Assistência à Saúde) e atualmente como CRAS ( Centro de referência em Atenção à Saúde), sempre contamos com o apoio e compromisso incondicional da Magnífica Reitora Profª. Drª. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, co--idealizadora e fundadora do nosso serviço juntamente com a Profª Virgínia Lúcia Siqueira de Melo, Assessora Especial da Reitoria responsável pelo CRAS, às quais, tanto a comunidade universitária, quanto os servidores cultivam profunda gratidão e compromisso de colaboração para que o CRAS cresça ainda mais em qualidade na prestação de serviços.