Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 21 de junho: Dia Nacional do Controle da Asma
conteúdo

Notícias

21 de junho: Dia Nacional do Controle da Asma

publicado: 21/06/2020 10h52, última modificação: 21/06/2020 10h52

O dia 21 de junho marca o início do inverno no Brasil e, também, reforça os cuidados com uma importante doença crônica: a asma. A data, definida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma, é oportunidade para esclarecer sobre o tema, sobretudo durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o relatório global da asma 2018( ​www.globalasthmareport.org​) estima -se que afete até 339 milhões de pessoas em todo o mundo. O ​Brasil é o 8º país em prevalência de asma (~10%) de acordo com a iniciativa global para a asma-GINA (​https://ginasthma.org/)​. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), no Brasil,  a prevalência de asma é de 20% entre os adolescentes, e apenas 12,3% dos asmáticos estão com a doença bem controlada.

 “Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito; pode piorar à noite ou com atividades físicas. A gravidade da asma varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave. É uma das doenças crônicas mais comuns, sendo considerada um problema mundial de saúde”

Os sintomas da doença geralmente são desencadeados por alérgenos, como poeira, mofo, produtos químicos, alguns medicamentos, stress e uma série de fatores.

Na maior parte dos casos, a doença tem controle por meio de um plano de ação definido junto ao médico e uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores.

Diante da pandemia da COVID-19 e explosão de casos no Brasil, a SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem redobrar a atenção com as medidas de precaução ao novo coronavírus: higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o isolamento social e, se for necessário sair de casa, usar máscara, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

No posicionamento oficial sobre o manejo da asma, a SBPT informa que o tratamento deve ser mantido durante a pandemia e recomenda a vacinação do paciente contra a gripe e o pneumococo. Sobre os nebulizadores convencionais, a SBPT não recomenda o uso, por causa de micropartículas que podem carrear o vírus para o pulmão e o ambiente.

Clique na imagem para ler a nota completa:

Foto documento SBPT 2020