Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 22 de outubro: Dia Internacional de Atenção à Gagueira

22 de outubro: Dia Internacional de Atenção à Gagueira

publicado: 22/10/2020 08h12, última modificação: 22/10/2020 08h12

É um dia de conscientização que existe desde 1998 e que começou na Califórnia, nos Estados Unidos. É um dia em que todos os profissionais dividem conhecimento e dão suporte às pessoas que gaguejam.

Esse distúrbio causa um impacto na vida da pessoa, porque ela é motivo de riso e piada, e isso traz questões emocionais que se somam às dificuldades que a pessoa já tem com a comunicação. No caso das crianças, ainda tem a questão do bullying escolar associado.

O que é a gagueira?
A gagueira é um distúrbio crônico da fluência da fala que tem maior ocorrência na fase infantil. Ela existe em vários níveis. Em alguns casos há associado a ela tiques de tensão -movimentos tensionados ou ritmados do corpo que acontecem junto com a gagueira. Isso distrai o interlocutor e agrava o quadro do distúrbio da comunicação. Essa condição não tem cura, mas pode melhorar muito com a intervenção fonoaudiológica; em alguns casos, é preciso associar a psicoterapia para deixar a criança segura para lidar com as reações negativas que recebe de seus interlocutores.

Neste ano, o Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonaudiologia (SBFa),  conta com o apoio e a parceria dos fonoaudiólogos, estudantes e docentes de Fonoaudiologia, pessoas que gaguejam e seus familiares, e de instituições reconhecidas para construir uma campanha especial e impactante de informação, conscientização e educação sobre gagueira.

A ideia da campanha DIAG 2020 é de que ao longo de todo o mês de outubro, seja possível cooperar com a informação, conscientização e educação da população sobre a importância de atitudes altruístas em favor de quem gagueja, trocando a apatia pela empatia.

Nesse contexto, como apoio a Campanha, o Projeto Flua - Projeto de Extensão do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, que consiste em um Serviço de Assistência Fonoaudiológica para Pessoas com Distúrbios da Fluência, estará realizando no próximo sábado (24/10), o 6° Encontro Falando sobre Gagueira.

O encontro tem o objetivo de contribuir com a disseminação de informações cientificamente atualizadas sobre gagueira, levando conscientização e educação para a população a respeito desse distúrbio da fluência que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Realizado em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), conta com o apoio do @institutobrasileirofluencia e é recomendado para:
✔ Pessoas que gaguejam e seus familiares.
✔ Amigos de pessoas que gaguejam.
✔ Fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia.
✔ E demais profissionais da saúde e da educação que se interessam pelo tema.
Participe! Você não pode ficar de fora dessa oportunidade imperdível!
Inscrição no link da bio 😉
A imagem pode conter: texto que diz "FLUA flua.ufpb 6° ENCONTRO FALANDO SOBRE GAGUEIRA Como entender e lidar com a gagueira? 24 de Outubro 09h 11h On-line Inscrição via SigEventos UFPB (link na bio @flua.ufpb) Confere certificado! Vagas limitadas! Realização: AsiatdneiaFanaudologiecemFulincta FLUA FONOAUDIOLOGIA Apoio: Instituto Brastleirode Fuência VMO"