Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha Junho Vermelho: doe sangue, doe vida
conteúdo

Notícias

Campanha Junho Vermelho: doe sangue, doe vida

publicado: 10/06/2020 08h33, última modificação: 10/06/2020 08h41

Começou o Junho Vermelho, campanha nacional para incentivar a doação de sangue.

Menos de 2% da população brasileira é doadora — a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que essa porcentagem esteja entre 3% e 5% para que um país possua um estoque seguro de sangue.

A necessidade de isolamento social devido à pandemia de covid-19 trouxe o receio da população em manter as doações voluntárias de sangue, o que fez com que os estoques usados para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos que dependem das transfusões de sangue caíssem significativamente, segundo apontou a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Diante dessa realidade, Hemocentros de várias partes do país lançaram alertas para a necessidade de manutenção das doações de sangue durante a pandemia de Covid-19.  

 

 É importante ressaltar que a doação é segura e a Hemorrede brasileira já está atuando sob critérios sanitários que levam em conta a necessidade de prevenção ao novo coronavírus.

 

A ANVISA e o Ministério da Saúde (MS) atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 13/2020 editada pela Coordenação ­Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério.

A Nota Técnica é clara em afirmar que “não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus”. Portanto, as novas orientações da Coordenação ­Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde “são medidas de precaução”.

Dessa forma, os cerca de 32 hemocentros e 500 serviços de hemoterapia - onde também são feitas coletas e uso do sangue – do país estão preparados e treinados para realizar o serviço de coleta de sangue com segurança aos doadores.

Medidas como lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas, além de cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

Para saber se você pode ser doador, observe os critérios abaixo:

quem pode doar