Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Internacional do Meio Ambiente: cuidados com nossos resíduos
conteúdo

Notícias

Dia Internacional do Meio Ambiente: cuidados com nossos resíduos

publicado: 05/06/2020 12h06, última modificação: 05/06/2020 12h06

No dia 5 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e considerando nosso cenário atual, o CRAS/UFPB, vem trazer algumas orientações sobre os cuidados que devemos ter com nossos resíduos, tendo em vista que, em tempos de pandemia por razão do Coronavírus (Covid-19), a população tem mudado seus hábitos, e vem incorporando em sua rotina diária a utilização de máscaras de proteção.

Independentemente do tipo de máscara, o uso e descarte corretos são fundamentais para garantir a eficácia no controle e a redução da transmissibilidade do novo vírus. Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados durante o uso e o descarte correto das máscaras, sejam elas descartáveis ou não. 

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por se tratar de material contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas inadequadamente no lixo orgânico ou junto à materiais recicláveis. Sendo assim, é necessário que a população em geral, envolva a máscara utilizada em saco plástico e descarte em lixo comum.

A figura abaixo ilustra de forma segura como descartar nossas máscaras:

descarte de mascaras

Outro cuidado importante é que as máscaras não sejam descartadas em vias públicas, pois esta atitude coloca em risco a saúde da população, que pode pisar e levar na sola de seus sapatos (o vírus) às suas residências e aos profissionais de limpeza, que serão obrigados a recolhe-las desses locais, além de contaminar o meio ambiente.

Quanto às máscaras de tecido, apesar de serem reutilizáveis, estas devem ser descartadas sempre que for observada a perda da elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira.