Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer - 21 de setembro
conteúdo

Notícias

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer - 21 de setembro

publicado: 21/09/2020 10h43, última modificação: 21/09/2020 10h43

O dia 21 setembro é o dia mundial do Alzheimer, data em que se marca a necessidade de defesa e conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.

O tema da campanha desse ano é ‘‘VAMOS CONVERSAR SOBRE DEMÊNCIA’’ e, como em cada ano, associações de Alzheimer em todo o mundo se unem para organizar eventos que promovem a defesa e a divulgação de informações, bem como Caminhadas da Memória e arrecadação de doações.

O impacto dessa campanha vem crescendo, no entanto, o estigma e a desinformação que ainda cercam a demência, permanece uma questão global. O mês de setembro é o nosso tempo de ação, ocasião em que a comunidade global se une em prol da pessoa com demência para solicitar e exigir mudanças.

O mês mundial da doença de Alzheimer é coordenado pela Alzheimer’s Disease International (ADI), a organização que congrega a ABRAz/FEBRAZ e todas as associações de Alzheimer do mundo.

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

 

Seu sintoma primário é a perda de memória recente, mas com a progressão, vão aparecendo outros sintomas como a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo e nos casos mais graves, a perda da capacidade das tarefas cotidianas, resultando em completa dependência. A doença pode vir acompanhada também de depressão, ansiedade e apatia.

A Doença de Alzheimer é considerada uma das causas mais frequentes de demência não reversível, além dela existem outros tipos como a demência vascular, demência de corpos de Lewy e demência frontotemporal, cada uma destas com tratamentos e prognósticos diferentes.

Segundo a OMS, estima-se que, existam no mundo em torno de 50 milhões de pessoas com demência e apontam, que este número deverá triplicar nos próximos 30 anos.

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde aprovou, em Genebra – Suíça, o Plano de Ação Global para as Demências 2017 – 2025, adotado por 194 países, ressaltando a necessidade urgente de respostas por parte da saúde pública em relação ao cuidado apoio às pessoas com demência.

Dados revelam que mais da metade dos indivíduos com demência residem nos países de baixos e médios rendimentos. O referido Plano possui sete áreas de atuação: Demência como uma prioridade de Saúde Pública; Consciencialização para a Demência e criação de sociedades amigas das pessoas com demência; Redução de Risco de Demência; Diagnóstico, Tratamento e Apoio nas Demências; Apoio aos cuidadores de Pessoas com Demência; Disponibilização de informação sobre Demências; Investigação e Inovação nas Demências.

alzeimer foto paint

Fonte: Ministério da Saúde; Associação Brasileira de Alzheimer ( ABRAz)