Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
conteúdo

Notícias

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

publicado: 14/06/2021 10h12, última modificação: 14/06/2021 10h12

Todos os anos, em 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição crucial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados dão aos sistemas nacionais de saúde. Além disso, esta data oferece uma oportunidade para chamar os governos e as autoridades nacionais de saúde a fornecerem recursos suficientes e estabelecerem sistemas e infraestruturas para aumentar a coleta de sangue de doadores voluntários e não remunerados.

Sangue e hemoderivados seguros, bem como sua transfusão, são aspectos fundamentais da atenção e saúde pública. Todos os dias, eles salvam milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos os que precisam não é. A escassez de sangue é particularmente crítica nos países em desenvolvimento.

Para garantir que todos que precisam de sangue seguro tenham acesso a ele, todos os países devem ter doadores voluntários e não pagos que doam sangue regularmente. Durante a pandemia de COVID-19, apesar das restrições de mobilidade e outras dificuldades, os doadores de sangue em muitos países continuaram a doar sangue e plasma para pacientes que precisavam de transfusões. Este esforço extraordinário, realizado no contexto de uma crise sem precedentes, destaca o papel crucial de doadores de sangue bem-organizados, voluntariamente engajados e não remunerados para garantir a disponibilidade de suprimentos de sangue seguros e suficientes tanto em tempos normais quanto em emergências.

O foco da campanha deste ano

O slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2021 será "Doe sangue para que o mundo continue pulsando". A mensagem destaca a contribuição essencial dos doadores de sangue para manter o pulso do mundo, salvando vidas e melhorando a saúde de outras pessoas. Também reforça o apelo global para que mais pessoas em todo o mundo doem sangue regularmente e contribuam para uma saúde melhor.

A UFPB apoia a Campanha do Junho Vermelho incentivando a doação de sangue

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hemocentro da Paraíba lançaram, desde maio, em João Pessoa, a Campanha UFPB pela Vida, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de doação de sangue para ampliar o estoque dos bancos de sangues. O início da campanha se estenderá pelo ano inteiro e deverá resultar na abertura de um posto de coleta permanente no campus de João Pessoa, conforme informações dispostas no site oficial da UFPB. O Hemocentro da Paraíba atende às unidades hospitalares públicas e privadas de todo o Estado, e para garantir a distribuição de sangue, é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência. O Hemocentro precisa de uma média diária de 200 a 210 doações. Além disso, o banco está com estoques zerados nos tipos sanguíneos AB negativo e A negativo.

O Hemocentro informa que as unidades redobraram os cuidados e seguem os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e SES/PB para garantir a segurança dos doadores e ampliar à prevenção de contágio da Covid-19 nos ambientes da unidade. O agendamento para doação foi adotado como forma de prevenção a Covid-19, pois evita aglomerações. Na capital, o agendamento pode ser realizado por mensagem no telefone (83) 3133-3473. Para Campina Grande o telefone é o (83) 3344-5475.

 

Saiba o que é preciso para ser um doador:

- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
- pesar no mínimo 50kg;
- ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- evitar alimentação exagerada e gordurosa, nas 3 horas que antecedem a doação;
- apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
- para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
- quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses;

* Candidatos à doação que tiveram Covid-19, estando totalmente sem sintomas da doença, podem doar sangue 30 dias após a cura.

* Candidatos vacinados contra Covid-19 podem doar: 48 horas após vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), 7 dias após vacina Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), e 7 dias após vacina da Pfizer/BioNtec.

Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro no 3133-3473.

Fonte: 

https://www.paho.org/sites/default/files/2021-05/WBDD-event%20notice%202021-BRA.pdf

http://www.progep.ufpb.br/progep/contents/em-destaque/campanha-junho-vermelho