Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Semana da Saúde 2021: 05 a 11 de abril

Semana da Saúde 2021: 05 a 11 de abril

publicado: 09/04/2021 13h26, última modificação: 09/04/2021 13h26

Abril é o mês da visibilidade da Saúde Pública e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está articulando uma série de atividades virtuais e simbólicas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Vida de todas as pessoas.  O tema que vai pautar as atividades: “Em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas” foi aprovado durante a 67ª Reunião Extraordinária do colegiado. As ações serão concentradas na semana de 5 a 11, mas o CNS estimula os conselhos de saúde e a sociedade a promoverem atividades ao longo de todo o mês, conforme disponibilidade de agendas.

Como participar?

Promova e participe das atividades online da Semana da Saúde 2021 e ajude a fortalecer a rede em defesa do SUS e da vida e a vacinação para toda a população. Encaminhe para o comunicacns@gmail.com fotos das atividades online, com nome da cidade, estado e data de realização. Utilize as hashtags: #SemanaSaúde2021 #EuDefendoSUS #VacinaParaTodaseTodos #SUScombateCoronavírus em tudo que você postar.

Nessa perspectiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, na data de 7 de abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa escolha, surgem trabalhos de conscientização que têm como objetivo melhorar gradativamente os fatores que determinam uma vida saudável e levar informação para a população.

Em 2021, a proposta pauta-se na construção de um mundo mais justo e saudável. O Dia Mundial da Saúde é uma das oportunidades de comunicação sobre a importância da equidade nos serviços de saúde, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para a saúde das economias e da sociedade como um todo.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Pensando em informar sobre uma melhor qualidade de vida, colocamos neste post colocamos um e-book estimula o leitor a saborear e exercitar uma das coisas mais importante da vida: o estar vivo. Em meio a uma pandemia de alcance mundial, circunstância estranha, inesperada e que traz tanto medo, perdas e incertezas, pessoas comprometidas, sensíveis e competentes puseram mãos à obra para ajudar a tornar a vida de outros, mais gostosa, leve e saudável durante esse longo período de distanciamento social.

capa do e-book

Fonte: Conselho Nacional de Saúde