Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > As vozes que alegram e emocionam os arraiais têm encontro na UFPB!

Notícias

As vozes que alegram e emocionam os arraiais têm encontro na UFPB!

publicado: 30/05/2023 14h46, última modificação: 30/05/2023 14h46

     Esta semana no prédio do Departamento de Artes Cênicas da UFPB acontece a “Oficina de voz para cantoras e cantores de bandas de Quadrilhas Juninas”, uma atividade de extensão que tem como público alvo essas(es) profissionais da voz que atuam em períodos de temporada das Quadrilhas Juninas em diferentes momentos: na fase de gravações da trilha sonora, nos ensaios com a banda ao vivo, nas apresentações em eventos pré-juninos e nos festivais municipais, estaduais, regionais e nacionais de Quadrilhas Juninas.

Essa oficina é uma ação inédita na Região Nordeste. As inscrições já estão encerradas e têm presenças confirmadas de cantoras e cantores de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e do interior da Paraíba. Essa é uma categoria de profissionais da voz, que neste ciclo de festas juninas necessita de uma preparação vocal eficiente, considerando exercícios vocais, orientações de saúde da voz, outras alternativas para aquecimento e desaquecimento vocal para que realizem apresentações (às vezes duas ou três na mesma noite), com o máximo de rendimento na sua performance e mínimo prejuízo para suas vozes.

     A cidade de João Pessoa é considerada um dos grandes polos de Quadrilhas Juninas da Região Nordeste e do Brasil, inclusive essas agremiações se tornaram patrimônio imaterial na cidade por meio da Lei Municipal n° 13.480/2017. Desse modo, focando no trabalho de aprimoramento artístico vocal direcionado a um dos elementos que constituem o espetáculo da Quadrilha Junina, profissionais que cantam nas bandas, a oficina tem o potencial de contribuir para o fortalecimento de uma expressão artística e da cultura popular.

     A ação é promovida pelo Prof. Dr. Elthon Fernandes, um dos professores da área de voz do departamento e líder do grupo de pesquisa Brega, Festas Populares e Comunidade, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPB, Departamento de Artes Cênicas e da Kirida Produções.

 

Informações:

  • Data: 29, 30 e 31 de maio de 2023.
  • Horário: 18:30h às 21:30h.
  • Local: Prédio do Departamento de Artes Cênicas da UFPB (Prédio Abacatão), no Campus João Pessoa - PB.