Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Conjuntos Instrumentais > Banda Sinfônica José Siqueira

Banda Sinfônica José Siqueira

por DEMUS publicado 06/06/2016 09h07, última modificação 20/07/2020 23h32
A Big Band José Siqueira possui uma formação de Big Band Americana e tem em seu repertório ritmos que variam do Jazz ao Frevo.

A Big Band José Siqueira foi fundada pelo professor Sandoval Moreno de Oliveira como um subgrupo do seu projeto de extensão “Banda Sinfônica José Siqueira” e tem realizado vários concertos para atender tanto a comunidade da Universidade Federal da Paraíba como a cidade e o estado da Paraíba. No inicio do ano de 2013, a big band tornou-se um projeto de extensão coordenado pelo professor Alexandre Magno.

O grupo possui uma formação de Big Band Americana (i.e., contém trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, baixo, bateria/percussão) e tem em seu repertório ritmos que variam do Jazz ao Frevo. Devido ao seu histórico diretamente ligado ao Jazz e suas vertentes, Alexandre Magno, busca aprimoramento destas linguagens através da interpretação destes ritmos e dos nossos brasileiros (samba, bossa nova, choro, frevo, maracatu, caboclinho música latina entre outras), com o intuito de prover interação entre o mundo acadêmico e músicos das comunidades locais e nacionais. Assim, o crescimento do grupo em breve poderá ser evidenciado pelas plateias de ambas sociedade local e comunidade acadêmica.

Desde sua chegada a UFPB, Alexandre Magno tem promovido a renovação no quadro de músicos e repertório. A Big Band já realizou concerto dia 23 de agosto de 2013 como parte da OSUPB metais na Sala Radegundis Feitosa, da UFPB para a comunidade universitária, e realizou show na Estação Ciências na cidade de João Pessoa no dia 20 de Novembro em comemoração a semana do músico.