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FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA

por Ercules Teotonio publicado 12/12/2023 08h41, última modificação 12/12/2023 08h49
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Professor Adjunto
Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, UFPB, Campus I
franklin.kaic@academico.ufpb.br
+55 83 3216 7433

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Resumo

Curioso por ter se graduado em Química - Licenciatura (2014 - CES/UFCG) e em Pedagogia (UNICSul - 2022). Tornou-se um dos Doutores mais jovem do Brasil, aos 26 anos, em Ensino de Ciências e Matemática em tempos de não-Ciência, investigando as narrativas e as histórias de vida de Licenciandes em Química (2019 - PPGECM/UFRN). Amante por entender as ressonâncias, fissuras das narrativas auto.bio.gráficas e práticas pedagógicas dos espaços educativos. Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pesso/PB, e tem se dedicado a (de)formar Mestras e Mestres enquanto Professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. No mundo do currículo é integrante do GEPPC/UFPB Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Pesquisa, problematiza e inventa nas temáticas: formação de docentes (antes, durante e depois (?) da pandemia da COVID-19); as Políticas-poéticas do Currículo na/para diferença; Conversa enquanto Metodologia de Pesquisa; Estágio supervisionado no Ensino de Ciências; Didática das Ciências; Negação do conhecimento científico e apagamento da química nas conservadoras políticas curriculares; Relações interseccionais e Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. Por ser colorido e desimpedido, sou militante e defensor do movimento e das pessoas LGBTQIA+. Diretor de e-comunicação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Acredita num futuro melhor para a Universidade Pública e as Ciências no Brasil, na reconstrução e retomada da Democracia, sobretudo para a Educação Científica, num país longe de fascistas, xenófobos, juízes parciais, bolsonaristas, terraplanistas, conservadores, e LGBTTQIA+fóbicos. Por fim, gosta de destituir os mitos da atualidade com conhecimento científico e vive sem medo de ser feliz..., porque sempre o sol há de brilhar mais uma vez para gente ser feliz eternamente... Agora, peço que me conte alguma história.

Titulação

                                

Linhas de Pesquisa

Narrativas da/na/para/sobre a formação docente
Histórias de vida
Currículo, diferença e políticas da invenção
Conversa como Metodologia do Ensino de química
Pesquisa inventiva na Educação em Ciências
Educação científica e práticas educativas
Formação de professores e organização dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade e da inclusão

 

Grupos de Pesquisa