Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora da área de Deficiência Visual oferece oficina aos membros do EFOPLI

A oficina discutiu questões relacionadas à inclusão em geral e aspectos metodológicos do ensino de inglês a deficientes visuais
publicado: 07/04/2018 19h30, última modificação: 08/04/2018 12h27

Workshop Inclusion Issues and Teaching Experience with Blind Students 1 .jpeg

O programa EFOPLI, através do projeto “CONEXÃO PB: EMPODERAMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE AÇÕES (INTER)NACIONAIS” está promovendo discussões sobre escola inclusiva  e ensino de línguas em dois encontros consecutivos. Esse tema foi escolhido pelos professores participantes dos encontros formativos semanais pela relevância e necessidade para sua atuação mais efetiva em sala de aula.

Nesta sexta-feira, 6 de abril, dando início às formações, a professora Rosycléa Dantas (ALDEI/UFPB) discutiu sobre “Inclusion Issues and Teaching Experience with Blind Students”.

Membro do EFOPLI desde 2015, e sempre contribuindo com a socialização das suas pesquisas e compartilhamento das suas experiências na área de Deficiência Visual, a professora comentou sobre o encontro: “A formação hoje foi maravilhosa, sempre é maravilhoso poder compartilhar suas experiências e essas pesquisas. E acho que isto é muito importante: conhecimento precisa ser compartilhado, para poder ajudar outras pessoas em outros contextos".

A professora enfatizou a importância da troca entre docentes da escola regular e pesquisadores, ressaltando o processo de aprenderem juntos, compartilhando experiências, dúvidas e inquietações. Tudo isso, segundo a professora, leva a novas reflexões.

Rosycléa também expressou sua felicidade em ter no grupo de participantes do encontro a presença da professora Tânia Fernandes que foi uma pessoa importante para sua vida profissional. Foi com ela que a pesquisadora iniciou o seu interesse pela questão inclusiva, acompanhando suas aulas no Sesquicentenário durante seu estágio supervisionado.  "Hoje eu pude reencontrar a professora falando das minhas experiências com alunos com deficiência. Foi uma honra tê-la lá ouvindo, dialogando, compartilhando a experiência dela que eu acompanhei e eu compartilhando a minha, que tem muita influência dela, tem muita inspiração no trabalho dela, então isso foi muito rico pra mim, sem dúvida”, disse Rosyclea.

Workshop -Inclusion Issues and Teaching Experience with Blind Students 2.jpegA palestrante também chamou a atenção para a importância do tema, considerando que o modelo adotado no Brasil para a Educação de pessoas com deficiência é na escola regular. Segundo Rosyclea, esse é um processo novo de educação e as escolas, os professores e formadores ainda estão aprendendo como lidar com esse novo formato educacional, havendo a necessidade de espaços formativos que abranjam estas discussões como o EFOPLI.

Citada como influência e inspiração para o foco na educação da pessoa com deficiência, a professora Tânia Fernandes também falou sobre o encontro: “Hoje foi gratificante pelos seguintes motivos: Primeiro vejo que um trabalho que dei início, a inclusão de deficientes visuais em escola regular, rendeu muitos frutos não só pelas partes envolvidas como também minha pessoa como profissional. Mesmo sem nunca ter tido orientação nessa área, busquei estratégias que facilitassem a aprendizagem de meus alunos. E segundo por ter contribuído na formação de uma estagiária, fazendo com que, através das minhas novas estratégias, ela pudesse entender esse processo ensino-aprendizagem dos deficientes visuais”.

A professora também comentou sobre o reencontro com a antiga aluna, proporcionado pelo EFOPLI:  “Na verdade, Rosy foi estagiária e pesquisadora de Betânia (Betânia Medrado, professora do DLEM-UFPB) e também foi estagiária na escola em que eu ensinava. Como pesquisadora,  acompanhou minhas turmas de 9º ano. A alegria em encontrá-la foi recíproca, uma vez que já nos conhecíamos desde então.  Fiquei feliz pois vi que ela ampliou o leque na produção de material didático direcionado a esse público de aluno. Nesse sentido, falar de inclusão e produção de material didático em mais um encontro entre professores é sempre importante. Apesar da minha experiência, sempre devemos estar abertos ao novo.  Quando Rosy trouxe novos materiais adaptados, eu adorei,  pois produzir e trabalhar com recursos diferenciados sempre foi meu lema. Adoro produzir material didático!

As discussões sobre educação inclusiva e ensino de línguas no EFOPLI continuarão na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, com a professora Edneia Alves (DLCV/UFPB) e Cleiton Willian (Letras UFPB) que abordarão o ensino de inglês e produção de recursos didáticos para alunos surdos.

Materiais recomendados pela professora Rosyclea Dantas já estão na seção de Material do site do EFOPLI
Para mais informações, acesse o Facebook e o Instagram do EFOPLI.