Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EFOPLI-UFPB renova parceria com a PMJP para oferta de formação para professores de inglês

EFOPLI em parceria com a Prefeitura de João Pessoa continuará oferecendo formação continuada aos professores de língua inglesa da capital
publicado: 04/05/2018 09h12, última modificação: 04/05/2018 11h06

Renovação formação continuada com prefeitura.jpg

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Edilma da Costa Freire, renovou na manhã desta quinta-feira (4), juntamente com a coordenadora do projeto de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora Mariana Perez, a parceria da formação continuada para os professores de inglês da rede municipal de ensino.

Essa renovação representa a certeza que temos uma parceria fundamentalmente importante para nossa rede. A UFPB tem sido uma grande colaboradora nesse caminhar da educação e com o ensino do inglês principalmente. Isso nos alegra e nos honra ter uma parceria com uma instituição tão bem avaliada”, disse a secretária.

A formação que terá início no dia 23 com duração de três meses e uma carga horária de 40h no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Serão beneficiados cerca de 80 professores da rede.

Essa parceria visa um ensino mais direcionado pensando na habilidade comunicativa nas salas de aula das escolas públicas e os professores terão acesso a novas metodologias de ensino, atividades, visando sempre uma aula com mais qualidade e motivação para os alunos.

Tivemos um resultado muito positivo no ano passado junto aos professores em termos de motivação, desenvolvimento profissional, o que pode ser visto tanto nas ações dos professores em sala de aula, como em uma participação deles em intercâmbios. Isso tudo proporciona um maior fortalecimento do ensino do inglês na rede municipal”, explicou Mariana Pérez.

Serão trabalhos temas com relação a inclusão de tecnologias na educação da língua inglesa, questões de leitura crítica com livros paradidáticos, didáticos, adaptações de materiais escolares e produção e material escolar.

Além dos encontros presenciais, a cada 15 dias, haverá também os encontros a distância que irá dar a oportunidade dos professores trabalharem na plataforma online para que essa realidade da tecnologia fique cada vez mais perto, onde poderá desenvolver materiais, trocar ideias e compartilhar a troca de experiência entre eles.

Essa parceria visa um ensino mais direcionado pensando na habilidade comunicativa nas salas de aula das escolas públicas e os professores têm acesso através de professores da UFPB a novas metodologias de ensino, atividades, visando sempre uma aula com mais qualidade e motivando para os alunos.

Os professores da Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires também irão participar dessa formação. Eles já tiveram um primeiro momento de formação com a professora Mariana Perez em que foi discutido vários pontos referentes à metodologia bilíngue. Estamos investindo sempre em nossos mestres de sala de aula porque sabemos que esses conhecimentos serão transmitidos para nossos alunos”, falou o diretor do Celest, Jonathan Vieira.

FONTE: Prefeitura Municipal de João Pessoa