Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EFOPLI-UFPB renova parceria com consulado dos Estados Unidos
conteúdo

Notícias

EFOPLI-UFPB renova parceria com consulado dos Estados Unidos

publicado: 13/12/2018 18h00, última modificação: 13/12/2018 18h02

Parceria EFOPLI Consulado.jpeg

Coordenador de Extensão Cultural (COEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), professor Antonio Gualberto Filho, recebeu, nesta terça-feira (11), o Especialista em Diplomacia Pública, Stuart Beechler, do Consulado dos Estados Unidos em Recife.

A reunião teve por objetivo reafirmar a parceria com a UFPB, no âmbito do Programa de Extensão Universitária Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI), sob Coordenação geral da Professora Mariana Pérez (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da professora Ana Carolina Bastos (Departamento de Mediações Interculturais). Também esteve presente na reunião um dos coordenadores adjuntos do EFOPLI, Thiago Magno (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes).

A renovação da parceria promoverá a vinda de uma especialista de ensino de língua inglesa no início do mês de fevereiro do próximo ano que atuará junto ao Programa EFOPLI. O Programa promove o fortalecimento da formação de docentes de língua inglesa da rede pública do Estado da Paraíba, através de ações que envolvem oficinas, palestras, cursos e eventos.

Segundo a professora Mariana Perez, a parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife já comemora quatro anos, proporcionando uma troca entre especialistas e professores de língua inglesa americanos e brasileiros na UFPB no âmbito da extensão. Esta será a segunda vez que o Programa receberá uma especialista que fará parte da equipe e atuará em ações com foco na escola pública. Para a professora Mariana, ao atuar junto aos professores de língua inglesa da rede regular e estudantes de Letras, o EFOPLI impacta não apenas o docente, mas também os estudantes das escolas onde esses professores atuam, colaborando com os processos de internacionalização em desenvolvimento na nossa instituição e no estado da Paraíba.

Além de reforçar a satisfação em renovar a parceria, o Especialista em Diplomacia Pública anunciou que o EFOPLI foi contemplado com uma bolsa para participar de um programa de Intercâmbio de Professores nos EUA com duração de três semanas, tendo em vista os resultados do trabalho desenvolvido. O prêmio tem patrocínio do Gabinete de Assuntos Educacionais e Culturais vinculado ao Departamento de Estado dos EUA, sendo um programa para colaboradores educacionais de instituições parceiras do English Language Fellow Program.

Thiago Magno representará o EFOPLI nessa oportunidade, sendo o único representante do Nordeste do grupo de quatro brasileiros que participarão dessa ação. Thiago ainda participará da Convenção Internacional TESOL 2019 em Atlanta, onde apresentará uma comunicação em uma sessão temática que discutirá a aplicabilidade da liderança do professor no contexto educacional brasileiro. Para Magno, “é uma honra poder representar a UFPB e, mais especificamente, o EFOPLI nesse intercâmbio e em um evento da magnitude do TESOL e poder compartilhar o trabalho que vimos realizando, a partir da extensão, para fortalecimento da formação docente e processos de internacionalização”.

Fonte: UFPB