Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento de cartilha: Plano de Marketing aplicado ao setor hoteleiro

Lançamento de cartilha: Plano de Marketing aplicado ao setor hoteleiro

publicado: 28/03/2024 13h39, última modificação: 21/04/2024 12h07

Após o impacto negativo da pandemia de COVID-19 em 2022, pesquisas realizadas em 2023 indicam que o setor hoteleiro brasileiro tem experimentado uma recuperação acima das expectativas iniciais. Esse momento crucial de retomada é marcado pela publicação da Cartilha "Plano de Marketing Aplicado ao Setor Hoteleiro", pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) e editada pela Editora do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A cartilha foi escrita por Adriana Brambilla, docente com mais de 20 anos de experiência no Curso de Turismo e Hotelaria da UFPB. Possui graduação com habilitação em mercadologia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), mestrado na área de Marketing pela UFPB e doutorado pela Universidade de Aveiro (Portugal). A Comissão Científica é composta por Alessandra Queiroz e Marília Cesário, membros do GCET.

Fruto da experiência da autora nas disciplinas de Marketing, a cartilha apresenta, de maneira didática, um roteiro para a elaboração de planos de marketing para o setor hoteleiro, abordando conceitos-chave e promove a aplicação prática através de exemplos. A publicação se configura como um recurso acadêmico valioso para professores e discentes, mas também pode ser utilizada por gestores, consultores e profissionais que buscam uma visão prática e estratégica do plano de marketing.

A cartilha "Plano de Marketing Aplicado ao Setor da Hotelaria" é de grande relevância para o contexto atual do setor hoteleiro brasileiro em recuperação. A obra oferece uma ferramenta prática e acessível para auxiliar na elaboração e implementação de estratégias de marketing eficazes, contribuindo para o sucesso dos negócios nesse segmento em constante transformação.

A publicação da cartilha pelo GCET promove a disseminação de conhecimento e boas práticas de marketing no setor hoteleiro brasileiro. A obra, com sua linguagem clara e abordagem prática, certamente se tornará uma referência para profissionais e estudantes da área, impulsionando o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no país.

A publicação está disponível em:

ou em: