Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Agência INOVA UFPB realiza a 6ª Premiação de Inovação Tecnológica Delby Fernandes.

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPB, por meio de sua Diretoria de Propriedade Intelectual (DPI), tem promovido entre 2015 e 2019 a referida Premiação de Inovação.
por Cleverton R. Fernandes publicado: 12/11/2022 16h21, última modificação: 13/11/2022 05h28
VI Premiação Delby Fernandes.

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes reconhece os esforços de pesquisas tecnológicas desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos-administrativos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cerimônia de premiação de 2022 irá agraciar os inventores do ano de 2019, ano em que a UFPB foi bicampeã nacional em depósitos de patentes, e reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2020.

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPB, por meio de sua Diretoria de Propriedade Intelectual (DPI), tem promovido entre 2015 e 2019 a referida Premiação de Inovação; entretanto, nos anos de 2020 e 2021 o evento precisou ser postergado em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Para celebrar a retomada desse grande evento, a cerimônia de premiação contará com a presença de inventores e de empresas de diversos setores da sociedade, bem como de agências de fomento à pesquisa e inovação.

A cerimônia de premiação será realizada no Auditório da Reitoria da UFPB - Professor Milton Paiva, no dia 30 de novembro (quarta-feira) às 19h30min, com credenciamento a partir das 18h30min. O evento será fechado para convidados, em sua maioria inventores e autores das, respectivamente, patentes e programas de computador (softwares) depositados no ano de 2019 junto ao INPI. A lista dos criadores e suas soluções tecnológicas podem ser vistas AQUI.

Sobre Delby Fernandes

O professor Delby Fernandes foi um abnegado em nome da Farmácia. Dedicou toda sua vida profissional à criação e manutenção do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB. Esteve presente no LTF desde o lançamento da pedra fundamental, tendo trabalhado com afinco em todas as etapas da construção. Foi seu Diretor por 25 anos.

Sua ideia de fundar o LTF se baseou na sua visão de que o estudante deveria "aprender fazendo". Lutou bravamente para que os médicos e hospitais regionais aceitassem e utilizassem os medicamentos ali produzidos. Ao cabo de alguns anos o LTF já contava com uma linha de produção de mais de 200 medicamentos, cosméticos e saneantes distribuídos por uma grande parte da rede de hospitais públicos do Estado da Paraíba, atendendo também a alguns hospitais particulares.

Fonte: DPI/INOVA-UFPB.