Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA-UFPB amplia parcerias com o setor produtivo.

INOVA-UFPB amplia parcerias com o setor produtivo.

publicado: 18/05/2023 15h28, última modificação: 18/05/2023 15h28
Exibir carrossel de imagens Equipe INOVA em Visita Técnica no SENAI.

Equipe INOVA em Visita Técnica no SENAI.

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba, tem realizado visitas técnicas, eventos e reuniões com empresas e representantes do setor produtivo, no intuito de concretizar os objetivos de estimular parcerias entre a Universidade e empresas e órgãos públicos, bem como de atuar na divulgação e transferências tecnológicas.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção foi uma das importantes instituições do setor produtivo visitada pela equipe da INOVA-UFPB. Além de conhecer a estrutura do SENAI João Pessoa, foram discutidas possibilidades de parceria e de conexão via Plataforma Inovação para a Indústria. O Diretor de Transferência Tecnológica, Prof. Raphel Beirigo, o Diretor de Propriedade Intelectual, Prof. Cleverton Fernandes e o Agente de Inovação, José Bezerra foram recepcionados pela Supervisora do Instituto Mayne Ramos, pela Supervisora de Inovação, Fabiana Medeiros e pela Coordenadora da Unidade de Tecnologia Angélica Miná. Em decorrência desta visita, propostas de projetos já estão em desenvolvimento para submissão e execução.

O evento “Inovação e Tecnologia: das Universidades ao Mercado”, promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (SUCESU PB) em parceria com a UFPB, foi outra importante ação apoiada pela INOVA-UFPB, juntamente com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), reunindo empresários paraibanos do setor de tecnologia da informação e comunicação com pesquisadores e diretores acadêmicos da UFPB e IFPB. Os representantes do setor acadêmico palestraram sobre projetos e mecanismos de cooperação e esclareceram dúvidas dos interessados.

Além da Diretora-Presidente da Agência INOVA UFPB, Profa. Kelly Gomes, estiveram presentes o Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB), Prof. Euler Macedo, o Diretor do Centro de Informática (CI/UFPB), Prof. Lucídio Cabral, e o Diretor do Polo de Inovação do IFPB, Prof. Erick Melo.

Em outra oportunidade, a INOVA-UFPB realizou reunião com a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (AMAP) para dialogar sobre possiblidades de parceria, projetos e ações conjuntas entre o setor e a academia. Estiveram presentes, Reginaldo Galvão, Presidente da AMAP; Jamaci Damasceno, Assessor Especial de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais da AMAP e José Sávio, Coordenador PRODETER/BNB, além da Diretora-Presidente Profa. Kelly Gomes e o Agente de Inovação, José Bezerra. Após este primeiro encontro, ocorreu uma reunião ampliada com empresários do setor, pesquisadores e gestores acadêmicos para discutir possibilidades de inovação e parceria.

Os contatos com o setor produtivo vêm trazendo para a Universidade diversos acordos, a exemplo da recente aprovação de um projeto de desenvolvimento de patentes da Instituição junto ao Edital FINEP Propriedade Intelectual. O projeto em parceria com a empresa Powermig está orçado em R$ 5 milhões e a UFPB, por meio da INOVA e seus inventores, é um dos participantes da implementação.

Fonte: INOVA-UFPB.