Conexão com a Comunidade: Horto de Plantas Medicinais da UFPB realiza capacitação de grupos de terceira idade.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025
atualizado em quarta-feira, 29 de outubro de 2025

O Horto de Plantas Medicinais do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPEFAM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem realizado ações como o acolhimento e capacitação de grupos da terceira idade, transformando o conhecimento em saúde e autonomia para a comunidade.

Saber, Cuidar e Multiplicar

Sob a coordenação da Engenheira Agrônoma Priscila M. de Aquino Pessoa, o Horto promove encontros com idosos, onde a troca de saberes entre a academia e a experiência popular gera resultados concretos. As oficinas vão além da teoria sobre o uso correto e racional de fitoterápicos bem como cuidados com o cultivo das diferentes espécies.

As atividades incluíram um passo importante para a sustentabilidade comunitária: a entrega de mudas de plantas medicinais para que os participantes pudessem iniciar ou fortalecer seus próprios canteiros na Associação Nordestina Provida.

“Essa entrega é a materialização da nossa missão de extensão. Não basta apenas ensinar; precisamos fornecer as ferramentas para que o conhecimento se multiplique. Ao levar as mudas para suas associações, os idosos se tornam agentes multiplicadores de saúde e promovem um espaço de cuidado contínuo”, afirma Priscila Pessoa, responsável pelo Horto de Plantas Medicinais da UFPB.

Durante os encontros, os idosos são capacitados em:

  • Identificação e Uso: Reconhecimento das espécies cultivadas no Horto e a indicação tradicional e científica para cada planta.
  • Cultivo e Manejo: Orientações práticas e agroecológicas para o cultivo, garantindo a qualidade da matéria-prima que será utilizada.
Eng. Agrônoma Priscila Pessoa em Oficina realizada no Horto/IPeFarM.