Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil tem nova diretoria
conteúdo

Notícias

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil tem nova diretoria

Professor Rui afirma que a integração dos laboratórios possibilitará uma atuação conjunta para fortalecimento do SUS.
publicado: 07/07/2016 10h39, última modificação: 01/04/2020 16h49

Nova Diretoria da ALFOB é eleitaA Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) se reuniu nesta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Auditório do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília, para discutir e eleger as propostas para o fortalecimento dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (LFOBs) no biênio 2020/2021. Foram inscritas duas propostas representadas por 02 chapas. Após apresentações e debates foram colocadas em votação as duas propostas, sendo eleita com 64,7% dos votos a proposta INTEGRAR PARA FORTALECER, composta pelos membros: Artur Couto – Biomanguinhos (Presidente); Carlos Lima – NUPLAM (Vice-presidente); Rui Oliveira Macêdo – IpeFarM (Diretor) e André Heimmer – LFM (Diretor).

O Prof. Rui Macedo do IPeFarM assumiu a Diretoria que tem como atribuições as políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica visando a qualificação e integração dos diferentes LFOBs com o objetivo de capacitar os laboratórios para desenvolver e incorporar novas tecnologias com competitividade na produção dos fármacos e medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde.

Segundo o Prof. Rui Macêdo, os Laboratórios da Rede Publica de Produção de Medicamentos e Produtos para Saúde têm uma infraestrutura física e quadros técnicos excelentes. A integração dos laboratórios possibilitará uma atuação conjunta para fortalecimento do SUS.

Ainda de acordo com o Prof. Rui Macêdo, a pesquisa, desenvolvimento e inovação representam a visão de futuro de qualquer indústria, mas, especialmente, para a indústria farmacêutica na busca de produtos mais adequados e potentes nos tratamentos das doenças crônica, tornando os pacientes dependentes de produtos para a melhoria da sua qualidade de vida. As doenças negligenciadas e raras, incluindo neoplasias e autoimunes, constituem um desafio para os laboratórios oficiais do Brasil serem protagonistas no fortalecimento do SUS e contribuírem para o desenvolvimento e inovação de produtos no Brasil com potencialidades de atendimento a outros mercados internacionais.

ALFOB - Fundada em 5 de Outubro de 1984, a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil, também designada pela sigla ALFOB, é uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, que se pauta pelos princípios do direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada.

A missão da ALFOB está ligada ao fortalecimento do conjunto dos laboratórios oficiais e à valorização da rede de produtores públicos na formulação e implantação de políticas públicas, em especial nas áreas de saúde e de desenvolvimento socioeconômico. Busca ainda promover o acesso a tecnologias estratégicas para o sistema de saúde e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento regional.

Leia mais: Alfob divulga pesquisa sobre laboratórios oficiais