Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPeFarM participa de projeto para produzir nanocosmético
conteúdo

Notícias

IPeFarM participa de projeto para produzir nanocosmético

Startup QUIXARM instalada no Cariri Paraibano vai colocar no mercado o nanocosmético a base de Quixabeira.
publicado: 23/01/2023 17h06, última modificação: 24/01/2023 10h45

 

O Projeto Nanocosmético de Sideroxylon obtusifolium na Vitalização da Pele submetido ao Programa Centelha 2 Paraíba foi aprovado e o resultado final publicado mostra que o referido projeto alcançou a 11° posição no ranking dos 39 projetos aprovados. O IPeFarM participa desse projeto através do Prof. Dr. Rui Oliveira Macêdo, Diretor de Pesquisa Clínica, tendo como proponente a egressa do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais  e Sintéticos Bioativos, ex-orientada de Doutorado, Azenate Campos Gomes e ainda como membro da equipe a Profa. Dra.  Alecksandra Vieira de Lacerda, co-orientadora do doutorado da proponente.

O projeto aprovado dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos durante o doutorado visando o desenvolvimento de um  nanocosmético da quixabeira, espécie nativa do Bioma Caatinga. A startup resultante desse projeto receberá o apoio na sua fase inicial do Sistema Ecoprodutivo do Bioma Caatinga da Fundação de Apoio a Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Saúde (SEBIC/FUNBITS) do Município de Serra Branca – Paraíba.

A Estação Experimental da SEBIC/FUNBITS disponibilizará para esse projeto um módulo de produção de Sideroxylon obtusifolium e toda a estrutura de secagem, moagem e obtenção de extratos e laboratórios para transformação da quixabeira no nanocosmético. A FAPESQ-PB está em fase de organização do contrato com as startups para o financiamento e início da execução do projeto que deverá ocorrer no  início do mês de março de 2023.

Certificado de Participação:

Centelha - Certificado

 

Resultado Final da Fase III:

Resultado