Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPeFarM participará de projeto aprovado pelo MMA
conteúdo

Notícias

IPeFarM participará de projeto aprovado pelo MMA

IPeFarM participará do projeto de Implantação do Sistema de Produção de Lotes Pilotos Industriais de Plantas Medicinais do Bioma Caatinga
publicado: 18/10/2022 16h18, última modificação: 23/01/2023 16h41

A Fundação de Apoio a Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Saúde (FUNBITS) e a Associação Agroecológica de Certificação Participativa do Cariri Paraibano (ACEPAC) aprovaram o projeto IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE LOTES PILOTOS INDUSTRIAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DO BIOMA CAATINGA. O projeto será financiado pelo MMA/GEF/PNUD e executado em municípios do Cariri paraibano, através do cultivo orgânico e padronizado de espécies medicinais da Caatinga por agricultores familiares certificados como orgânicos pela ACEPAC, a qual é credenciada pelo MAPA. Na sua fase inicial, o projeto envolverá 10 agricultores familiares que trabalharão com as espécies Erva Cidreira (Lippia alba) e Quebra Pedra (Phylanthus niruri).  

As matérias primas serão transformadas em fitoprodutos pela FUNBITS e parceiros. A proposta conta com parceiros diversos, que contribuirão com todo o ciclo da cadeia produtiva, a exemplo do LAEB/CDSA/UFCG através da professora Drª Alecksandra Vieira de Lacerda grande expertise na Biodiversidade do Bioma Caatinga e do IPeFarM/UFPB, por meio de um dos seus diretores, o Prof. Dr. Rui Oliveira Macêdo - Coordenador do Projeto da Plataforma de Produção de Lotes Pilotos Industriais de Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais, o qual também é instituidor da FUNBITS.

O IPeFarM e a FUNBITS são Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil que compõem a Rede do Ministério da Saúde, os quais abrirão possibilidades para comercialização das matérias primas e para fornecimento dos fitoprodutos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios de agricultores familiares da ACEPAC no Cariri Paraibano. O grupo fez sua primeira reunião para discutir o projeto na última sexta-feira (07/10) na sede do Escritório da ACEPAC no Município de Monteiro. Além dos Pesquisadores Rui Macêdo e Alecksandra Lacerda, estiveram presentes Drª. Azenate Campos Gomes, representando a FUNBITS, e Amanda Procópio, Aguinaldo Silva e Elisoneide Oliveira, como representantes da ACEPAC. Algumas atividades do projeto serão desenvolvidas nas dependências do IPeFarM incluindo discentes de Doutorado do Programa MAI-DAI da UFPB a serem matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos.