Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O IPeFarM/UFPB inicia a produção de álcool etílico a 70% em escala industrial para atender o SUS

A Universidade Federal da Paraíba, através do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), iniciou as atividades de produção de álcool etílico 70%.

publicado: 03/04/2020 14h46, última modificação: 04/04/2020 13h28

A Universidade Federal da Paraíba, através do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), iniciou as atividades de produção de álcool etílico 70% em conformidade com a Nota Técnica 01/2020 da ANVISA e o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira - Segunda Edição, afirmou o Prof. Rui Macêdo – Presidente do IPeFarM

Professor Rui MacêdoNuma ação coordenada pelo Pró-Reitor de Administração da UFPB, Prof. Aluísio Mário Lins Souto, para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS) na guerra contra o coronavirus – COVID-19, a UFPB tem se colocado à disposição do sistema hospitalar e postos de saúde municipais para produção do álcool etílico a 70%.  O primeiro lote de 1000 litros de álcool etílico 96 GL adquirido pela UFPB constituirá a matéria prima inicial, que o IPeFarM começou a processar na quinta-feira, 26/03/2020, produzindo, assim,  700 litros de álcool etílico a 70% e de 500 litros de álcool etílico glicerinado a 70%. Novas matérias primas de álcool etílico estão sendo doadas pelas indústrias de bebidas do Estado da Paraiba e que devem chegar no almoxarifado do IPeFarM para serem produzidos e embalados.

Figura 1,2,3,4

A UFPB está desenvolvendo ações para contribuir com o SUS neste momento grave que o País e o mundo está passando com a pandemia do COVID-19. O álcool etílico a 70% nas suas formas líquidas (puro e glicerinado) e de gel estão em falta nos hospitais, unidades de pronto atendimento, postos de saúde  e estabelecimentos de saúde de forma geral no Estado da Paraiba, razão pela qual o IPeFarM/UFPB  que é um Laboratório Farmacêutico Oficial do Brasil junto ao Ministério da Saúde está tomando todos cuidados com o seu grupo de farmacêuticos e técnicos administrativos para contribuir com a produção e doação dos produtos farmacêuticos a base de álcool etílico. A estrutura do IPeFarM foi organizada para receber a matéria prima oriunda das Indústrias de Bebidas no seu almoxarifado próprio para inflamáveis, ver figura 1. No fluxo esses produtos serão transferidos para o laboratório de pré-armazenamento da matéria prima álcool etílico com climatização a 20 oC por 24 horas, ver figura 2. Em seguida serão executadas as operações no laboratório de manipulação, climatizado a 20 oC, para as misturas das diferentes formas farmacêuticas do álcool etílico e embalagem primária, ver figura 3. Finalizando a produção, a rotulagem será realizada no laboratório preparado para rotulagem, também climatizado a 20 oC,  ver figura 4

Figura 5 - -Todo o processo de produção está sendo realizado em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação e Controle. As matérias primas do álcool etílico oriundas das diferentes indústrias são analisadas pelo laboratório de controle de qualidade, ver figura 5, quanto ao teor alcoólico e outros parâmetros físico-químicos. Após a avaliação da qualidade que orienta o processo produtivo que finalizará a produção. O produto final retorna ao controle de qualidade para ser avaliado quanto ao teor alcoólico final do produto embalado a ser distribuído aos hospitais, postos de saúde e estabelecimentos de saúde.

O Prof. Rui Macêdo falou que a produção do álcool gel necessita do geleificante carbopol ou natrusol na sua formulação. Estas matérias primas não  estão encontradas no mercado nacional. O IPeFarM / UFPB solicita as empresas que  dispõem dessas matérias primas que se manifestem para podermos viabilizar a produção desse produto.
O  IPeFarM tem estrutura industrial para atender a demanda do Estado da Paraíba com esses produtos se as matérias primas forem doadas e disponibilizadas para sua  produção. Esta será uma das grandes contribuições da Universidade Federal da Paraíba na guerra contra o COVID-19, finalizou o Prof. Rui Macêdo.