Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alfob divulga pesquisa sobre laboratórios oficiais
conteúdo

Notícias

Alfob divulga pesquisa sobre laboratórios oficiais

Estudo mostra que os laboratórios oficiais têm capacidade instalada, atualmente, de mais de seis bilhões de unidades farmacêuticas por ano
publicado: 07/07/2016 10h39, última modificação: 01/04/2020 16h49

Uma pesquisa inédita realizada pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre a capacidade produtiva dos laboratórios oficiais do Brasil revela que esses estabelecimentos têm capacidade instalada, atualmente, de mais de seis bilhões de unidades farmacêuticas por ano, produzindo desde comprimidos até frascos-ampolas injetáveis.

Confira a pesquisa:

Link interno

O estudo foi divulgado no dia 29 de outubro na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília. De acordo com o CFF, com a consolidação da sua cadeia produtiva e logística, a rede de 18 laboratórios oficiais existentes no país é um dos principais provedores de insumos estratégicos e produtos para a saúde ao SUS.

A produção é suficiente para suprir 100% da necessidade de soros antipeçonhentos da população brasileira; 70% da demanda por vacinas; 50% do consumo de medicamentos para HIV/aids e de grande parte dos kits para diagnóstico, além de outros produtos para a saúde.

Para o presidente da Alfob, Artur Roberto Couto, a pesquisa ‘Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil’ apresenta, pela primeira vez a caracterização e as competências, os desafios e as perspectivas da Rede Brasileira de Produção Pública de Medicamentos (RBPPM). Ele afirma que a pesquisa cumpre missão histórica, pois os laboratórios oficiais sustentam conquistas civilizatórias do SUS, como o maior programa de vacinas público do mundo, o controle do sangue utilizado na rede hospitalar de todo o Brasil, a redução da mortalidade infantil e pelo HIV/Aids, o enfrentamento das doenças transmissíveis e a provisão de medicamentos para tratamento de doenças negligenciadas e drogas órfãs.

O relatório da pesquisa tem 56 páginas, foi organizado em sete capítulos e apresenta dados como o número de produtos, patentes e registros, linhas de produção, faturamento e investimentos dessas unidades fabris, que, juntas, contam com a colaboração de quase 8.500 profissionais, entre os quais, muitos farmacêuticos.

Sob a coordenação geral de Luiz Marinho e César Luz, a pesquisa foi realizada por Felipe Dias Carvalho, Rodrigo Silvestre e Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência do CFF, que foi responsável, também, pela revisão técnica do texto. Com informações do CFF.