Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Visita Técnica do Ministério da Saúde ao IPeFarM/UFPB
conteúdo

Notícias

Visita Técnica do Ministério da Saúde ao IPeFarM/UFPB

Ministério da Saúde visita as instalações do IPeFarM nos dias 10 e 11 de maio
publicado: 11/05/2022 17h32, última modificação: 11/05/2022 17h48

Nos dias 10 e 11 de maio de 2022 foi realizada uma visita técnica, pelo Ministério da Saúde, nas dependências do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos – IPeFarM em atenção aos procedimentos estabelecidos pela Coordenação-Geral do Complexo Industrial da Saúde (CGIS), a qual regulamenta o Programa para o Desenvolvimento do complexo Industrial da Saúde (PROCIS).

A visita teve como objetivo a verificação in loco dos Procedimentos de Execução dos Termos de Execução Descentralizada firmados entre a Universidade Federal da Paraíba e o Ministério da Saúde e verificação das áreas físicas destinadas ao desenvolvimento do projeto e da capacidade técnica do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos para dar continuidade na execução dos projetos no tocante ao cumprimento do objeto de cada Termo de Execução Descentralizada-TED.

A equipe do Ministério da Saúde foi acompanhada pelo Diretor-Presidente, Rui Oliveira Macedo e pelos membros da Diretoria de Pesquisas Tecnológicas e Diretoria Administrativa e Financeira do IPeFarM.

Destaca-se que o Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos – IPeFarM, em cooperação firmada com o Ministério da Saúde, vem atuando no projeto de implantação da Plataforma de Produção de Lotes Pilotos industriais de Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais, com o objetivo de organizar uma estrutura produtiva de matérias primas fitoterápicas para servir ao Sistema Único de Saúde-SUS e, em conjunto com as indústrias públicas e farmácias vivas, fortalecer o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Além disso, a equipe do Ministério da Saúde também avaliou os 03 TEDs que estão envolvidos no projeto de Implantação da Plataforma de Produção de Lotes Pilotos Industriais de Insumos Farmacêuticos Ativos Peptídicos, que tem como objetivo o fortalecimento do SUS na produção dos produtos de alto custo.

Após a verificação do funcionamento dos equipamentos da Plataforma de Produção de Lotes Pilotos Industriais de Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais, a equipe do Ministério da Saúde ficou impressionada com o trabalho desempenhado pelo IPeFarM. No que tange a Plataforma dos Peptídeos, em razão do atraso do projeto por conta das adequações na estrutura predial - objeto de um dos TEDs -, a equipe entendeu e solicitou maior esforço da UFPB para agilizar a instalação dos equipamentos já recebidos e nas instalações do IPeFarM.