Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livro "Diálogos sobre a Geomorfologia Brasileira: Trajetórias de Pesquisa"

Livro "Diálogos sobre a Geomorfologia Brasileira: Trajetórias de Pesquisa"

publicado: 28/11/2022 22h52, última modificação: 28/11/2022 22h55
Organizado pelos professores Vanda Claudino-Sales e Antônio Jerfson Lins de Freitas, o livro reúne entrevistas com doze pesquisadores da geomorfologia brasileira e seus relatos de pesquisa

O livro “Diálogos sobre a Geomorfologia Brasileira: Trajetórias de Pesquisa” foi organizado pela professora doutora Vanda Claudino-Sales, professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Antônio Jerfson Lins de Freitas, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Ele foi publicado pela Editora SertãoCult em 2022.

Diálogos sobre a geomorfologia brasileira: trajetórias de pesquisa -  Editora SertãoCult

Ele é composto por doze capítulos de entrevistas transcritas de pesquisadores e suas experiências profissionais, um encontro histórico de geomorfólogos brasileiros. Nele é possível estudar sobre diferentes áreas, como a geomorfologia costeira e erosão nas encostas, geomorfologia estrutural e evolução das paisagens, geodiversidade, entre outros.

A obra conta com a contribuição de nomes consagrados, como Antônio Jeovah de Andrade Meireles, Antônio José Teixeira Guerra, Antônio Carlos de Barros Corrêa, Dirce Maria Suertegaray, Rubson Pinheiro Maia, Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes, Ana Luiza Coelho Netto, Jurandyr Luciano Sanches Ross, Vanda Carneiro de Claudino-Sales, Archimedes Perez Filho, Selma Simões de Castro e Antônio Pereira Magalhães Junior.

Ele tornou-se um importante material de consulta e inspiração para estudantes e novos pesquisadores, o qual indica caminhos alternativos a serem seguidos. Uma obra inovadora, pois, mescla a história pessoal dos entrevistados, suas trajetórias de vida, o meio acadêmico, a ciência e as perspectivas para o futuro do ensino brasileiro.

O livro pode ser adquirido gratuitamente em formato E-book pelo site da Editora SertãoCult, ou pelo link.

Quer saber um pouco mais do que acontece no mundo da geografia? Acompanhe o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT) nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.