Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Participação do GENAT e do GEPEC no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada
conteúdo

Notícias

Participação do GENAT e do GEPEC no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada

publicado: 25/11/2022 17h29, última modificação: 26/11/2022 18h18
Entre os dias 07 e 13 de novembro de 2022, o Prof. Dr. Saulo Roberto de Oliveira Vital e a Profa. Dra. Christianne Maria da Silva Moura participaram do XIX SBGFA no Rio de Janeiro

Os coordenadores dos Grupos de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT) e de Estudos sobre o Espaço Costeiro (GEPEC), Professores Saulo Vital e Christiane Moura, participaram, entre os dias 07 e 11 de novembro de 2022, do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado na Universidade do Estado Rio de Janeiro, Campus Maracanã. Foi uma semana oportuna para compartilhar conhecimentos e discutir sobre importantes temas da geografia. 

O Professor Saulo Vital foi um dos integrantes da mesa redonda intitulada: “Técnicas de Mapeamento, Geotecnologias e Modelagem de Dados Espaciais”, realizada no dia 08 de novembro. Ele integrou o debate junto a outros profissionais, como a Profa. Carla Madureira (UFRJ), Prof. Márcio de Marisson Valeriano (INPE) e Profa. Maria-Victoria Soto Bäuerle (Universidade do Chile). Na oportunidade, foram discutidas novas possibilidades de aplicações tecnológicas no âmbito da Geografia e das Geociências, sendo apresentadas novas tendências, como o uso de drones para modelagens do relevo e de dados geoambientais.

      

Foto: Prof. Saulo Vital participando da mesa redonda sobre Mapeamento, Geotecnologias e Modelagem de Dados Espaciais no XIX SBGFA.

Além disso, o GENAT e o GEPEC submeteram trabalhos para o evento, que foram aprovados e apresentados durante a semana do evento. Foram três trabalhos aprovados, a exemplo da pesquisa intitulada: “Taxas de Variação da Linha de Costa nas Praias do Litoral Norte do Estado da Paraíba”, apresentado pela Profa. Christianne Moura.

     

Foto: Profa. Christiane Moura apresentando os trabalhos aprovados no evento.

Também ocorreu o lançamento do livro "Paisagens da Geomorfologia: Temas e Conceitos do Século XX", organizado pelos professores Antônio José Teixeira Guerra e Hugo Alves Soares Loureiro. Os Professores Saulo Vital e Caio Lima contribuíram com a elaboração de um dos capítulos, sobre paisagens cársticas. O livro, em geral, destaca o que há de mais atual sobre conceitos da geomorfologia brasileira.

Inspirado em Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos, os capítulos de Paisagens da geomorfologia conectam as análises a partir da geomorfologia e contrapõem suas diferentes possibilidades de abordagem. Os autores tratam de grandes temas e conceitos da paisagem geomorfológica, de uma geomorfologia da percepção, da evolução das paisagens e do relevo através da tecnologia da informação, da tectônica e das estruturas do relevo do Brasil, da geomorfologia que ultrapassa fronteiras políticas, e das mudanças ambientais e climáticas nas perspectivas da geomorfologia costeira, do quaternário e dos riscos de desastres que se acentuam nos ambientes serranos e de baixadas, além do ambiente cárstico.

Paisagens da geomorfologia traz um olhar sobre conceitos e abordagens de temas importantíssimos da geomorfologia brasileira, explorando tanto seu caráter como parte de uma ciência pura, quanto integrante de uma ciência de caráter sistêmico, não apenas em termos de sua natureza física, mas por seu cunho social e ambiental, de participação no dia a dia da sociedade, das cidades e seus espaços. Os textos reunidos consolidam tendências e são voltados aos estudos e aplicações das próximas décadas para a melhoria das condições e propostas para a sociedade brasileira.

O livro reúne grandes expoentes da geografia brasileira de diferentes gerações: Antônio Guerra, Hugo Loureiro, Alex Sousa, Ana Luiza Coelho Netto, Caio Santos, Clódis Andrades Filho, Gil Albuquerque Filho, Guilherme Fernandez, Jean Caneppele, Jonathas Santos, Jurandyr Ross, Marcelo Motta, Leonardo Freitas, Osvaldo Girão, Otávio Rocha Leão, Roberto Verdum, Rubson Maia, Saulo Vital, Sidnei Gass, Thaís Rocha, Vanda Claudino-Sales e Vânia Rocha.

   

Foto: À esquerda: Professores Saulo Vital e Caio Lima (autores de um dos capítulos do livro) na Editora UERJ e, à direita, os Professores Hugo Loureiro, Teixeira Guerra (organizadores do livro) e Saulo Vital no lançamento do livro. 

Outra atividade que teve a participação de membros do GENAT e GEPEC, foi o II Workshop de Cartografia Geomorfológica, cujo objetivo foi a discussão dos primeiros resultados do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR), a partir da exposição do mapa preliminar de relevo do Brasil, nível primeiro táxon. Na oportunidade, se reuniram pesquisadores da comunidade geográfica e geomorfológica de todo o Brasil, com intuito de amadurecer esse sistema tão importante para o estabelecimento de uma classificação comum a nível de Brasil.

    Grupo de pessoas em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Foto: Pesquisadores reunidos no II Workshop de Cartografia Geomorfológica, realizado no dia 11 de novembro de 2022, no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, no Rio de Janeiro.

O evento terminou com uma notícia espetacular. Em 2024, o XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada será sediado em João Pessoa (PB). O referido evento será coordenado pelos Professores Saulo Roberto de Oliveira Vital e Christianne Maria da Silva Moura, com o importante apoio das equipes do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Espaço Costeira (GEPEC).

    Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Foto: Prof. Saulo Vital fazendo o anúncio da realização do XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada em João Pessoa (PB) em 2024.

Quer saber um pouco mais do que acontece no mundo da geografia? Acompanhe o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT) nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube