Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pré-venda do livro “Paisagens da Geomorfologia: temas e conceitos do século XXI"

Organizado pelos professores Antônio José Teixeira Guerra e Hugo Alves Soares Loureiro, o livro destaca o que há de mais atual sobre conceitos da geomorfologia brasileira.
publicado: 04/11/2022 09h53, última modificação: 04/11/2022 10h11

O livro “Paisagens da Geomorfologia: temas e conceitos do século XXI" foi organizado pelo Professor Doutor Antônio José Teixeira Guerra, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Hugo Alves Soares Loureiro, Doutor pelo Programa de Pós-graduação m Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A obra expõe o que existe de mais atual em termos de técnicas e bases para estudos da paisagem geomorfológica, conectando análises a partir da geomorfologia, expondo suas diversas possibilidades de abordagem.

Ele aborda temas importantes da geomorfologia brasileira, explorando não só o seu lado científico, mas também o seu carácter social e ambiental, além de tratar como essa área da geografia interfere no dia a dia da população e na organização espacial das cidades. Os textos reunidos consolidam tendências e são voltados aos estudos para a melhoria das condições para a sociedade brasileira nas próximas décadas

Publicado pela Editora Bertrand Brasil, a obra reúne capítulos com diversas contribuições de grandes nomes de diferentes gerações da geografia brasileira, dentre eles, o Prof. Dr. Saulo Vital, que, juntamente com os professores doutores Osvaldo Girão e Caio Lima, contribuíram a partir da elaboração do capítulo intitulado: “Geomorfologia Cárstica no Contexto da Modificação das Paisagens e dos Riscos".

No momento, o livro encontra-se em pré-venda com o lançamento previsto para o dia 07 de novembro de 2022 no XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, que será realizado na Cidade do Rio de Janeiro. Já é possível adquiri-lo pelo site da Amazon, através do link.

Quer saber um pouco mais do que acontece no mundo da geografia? Acompanhe o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT) nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.