Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NDIHR recebe três turmas de alunos em visita técnica

NDIHR recebe três turmas de alunos em visita técnica

publicado: 24/04/2024 15h24, última modificação: 24/04/2024 15h24

O Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) recebeu na noite dos dias 16 e 22 de abril a visita de estudantes dos cursos do Bacharelado em Arquivologia e em Turismo, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e do Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) respectivamente, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

No primeiro dia foram recebidos os discentes da disciplina de “Introdução aos Estudos Históricos”, ministrada pelo professor Raimundo Barroso. Guiados pela coordenadora do NDIHR, Ana Andréa Vieira de Castro, pela arquivista Laudereida Eliane Marques Morais, e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Danilo Wilson Lemos Menezes, os alunos, conheceram o Arquivo Permanente e o acervo da Biblioteca Prof. Silvio Frank Alem.

VisitaNDIHR-22-04-2024-4.jpeg

Além de apresentados aos setores, os discentes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o processo de organização e condicionamento dos documentos de arquivo, tipos e gêneros documentais, arquivos especiais, instrumentos de descrição entre outros assuntos da área.

Já a segunda turma foi composta por estudantes da disciplina de Turismo e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, também ministrada pelo professor Raimundo Barroso. Na ocasião, os alunos puderam ter acesso à parte do acervo documental do NDIHR e ouvir a exposição das arquivistas sobre a importância do arquivo enquanto patrimônio cultural.

VisitaNDIHR-22-04-2024-1.jpeg

Por sua vez, a bibliotecária do NDIHR, Cátia Cristina da Silva Costa, relatou para os estudantes um pouco da história da Biblioteca Prof. Silvio Frank Alem, as características que a distingue das demais bibliotecas setoriais e as coleções que compõem o seu acervo.

Texto: Marcella Silva Mousinho Machado
Imagens: Danilo Wilson Lemos Menezes