Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > XXI Encontro de Extensão da UFPB

XXI Encontro de Extensão da UFPB

Comitê Assessor da Extensão discute realização do evento

publicado: 10/08/2020 18h05, última modificação: 10/08/2020 18h59

COPAC e Comitê Assessor da Extensão realizam reuniões sobre a realização do XXI Encontro de Extensão - ENEX 2020

Na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, acrescida da Inovação, que dá sentido à existência das instituições de ensino superior, a Extensão é a que mais rapidamente tem condições de dialogar com os problemas enfrentados pela sociedade. Por natureza, a Extensão Universitária é realizada para fazer do conhecimento científico uma tentativa de resposta às demandas de transformação social de variadas realidades. Cabe também à Extensão o papel de dar suporte às comunidades nas lacunas existentes na aplicabilidade das políticas públicas.

Foi por esta compreensão que a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), mesmo reconhecendo as dificuldades práticas, resolveu manter em execução as atividades extensionistas durante a suspensão das atividades presenciais. Uma vez que saúde e educação, dentre outras, são temáticas que norteiam a existência da realização das atividades, a PROEX entende que as ações de extensão podem colaborar no enfrentamento à pandemia de COVID-19, em suas consequências e complexidades.

Para que se tenha idéia da atuação extensionista em saúde e educação, conforme levantamento realizado pela equipe da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PROEX),dos 913 projetos de extensão da UFPB, classificados em oito áreas temáticas, 46%, estão nestas duas áreas.

Levantamento realizado pela COPAC revela que:

• Saúde e educação representam 46% das ações de extensão;
  • Tecnologia e Produção em crescimento no Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional;
  • Meio Ambiente em crescimento do Centro de Tecnologia.

Desde a suspensão das atividades presenciais da UFPB, no último dia 18 de março, a PROEX vem enfrentando os desafios de sustentar a realização remota de uma prática tão intimamente relacionada à presença física. O próximo desafio é realizar de forma virtual o Encontro de Extensão (ENEX), que, previsto em Edital, promove integração, divulgação e avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano.

Tendo clareza sobre o momento de excepcionalidade que a sociedade atravessa, o Comitê Assessor da Extensão e a gestão da PROEX vêm realizando, há algumas semanas, reuniões para tratar do evento. Para que o processo seja democrático e atenda as particularidades de cada ação, a discussão tem sido feita com a comunidade extensionista dos 16 Centros de Ensino da UFPB.

Até o momento, as discussões travadas nos Centros apontam para a realização do evento de forma remota em ambientes digitais, porém sem nenhuma sanção ou constrangimento para os membros de projetos que não possam participar, posto que o acesso a internet não é universalizado, a posse de equipamentos e por fim, todas as demais condições necessárias a produção e apresentação de conteúdos por meio virtuais.

Outra questão que vem sendo tratada diz respeito à forma de apresentação dos trabalhos. Após a consolidação das propostas trazidas pelos coordenadores de projetos, bolsistas e suas respectivas assessorias de extensão, a COPAC propõe que a participação no evento seja feita através da submissão de resumo simples, baseado no relato de experiência de cada extensionista, devidamente revisado por um comitê que deverá ser constituído em cada Centro de Ensino.

Já apresentação poderá ser feita em duas modalidades. Na submissão do resumo, o extensionista optará em fazer apresentação do trabalho em uma sala virtual, juntamente com discentes de outros projetos da mesma área temática ou por meio de um vídeo que será enviado previamente e avaliado por meio do uso do Aplicativo SisENEX. As avaliações não terão caráter concorrenciais, haja vista todos os projetos de extensão que vêm alcançando seus objetivos, apesar dos desafios impostos no contexto de pandemia, já são merecedores de prêmios.

Outros aspectos do ENEX, como prazos, datas de realização e plataformas utilizadas, ainda estão sendo discutidos e deverão ser definidas na próxima reunião do Comitê Assessor da Extensão, agendada para a próxima sexta-feira (14). Após esta data, a COPAC/PROEX comunicará a comunidade extensionista, bem como publicará o Edital do XXI ENEX com prazos suficientes para um bom andamento de todos os processos, etapas e procedimentos decorrentes deste valoroso Evento acadêmico.

A COPAC/PROEX agradece a todos os docentes, discentes, técnico - administrativos e membros externos que trabalham pelo alcance do cumprimento da missão honrosa desta Instituição, articulando e fortalecendo a relação universidade com a sociedade.