Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Paradigmas quebrados pelo ENEX 2020

Paradigmas quebrados pelo ENEX 2020

publicado: 13/11/2020 14h43, última modificação: 13/11/2020 14h48

Edição do XXI ENEX reforça a potencialidade da Extensão Universitária

Em um ano atípico, com a ocorrência da pandemia da Covid-19, as atividades da Extensão Universitária tiveram que se readaptar. Com isso, muito além de expor os projetos desenvolvidos durante o período, o XXI Encontro de Extensão (ENEX) possibilitou o reconhecimento do trabalho realizado com muito esforço por discentes, docentes, técnico-administrativos e colaboradores.

Neste ano, o XXI ENEX aconteceu pela primeira vez de maneira virtual, entre os dias 03 e 11 de novembro. Participaram do encontro 810 dos 920 projetos em atuação por meio dos editais PROBEX, FLUEX, PROPEC, UFPB No Seu Município e Ocupa a Praça. Desse total, 350 optaram pela apresentação de vídeo e 351 pela apresentação em e-tertúlia, contabilizando a realização de 90 salas de apresentação. Paralelamente, o evento também realizou seis transmissões sobre temas da Extensão Universitária.

Como resume MarçoníliaArnoud, coordenadora da COPAC, foi um trabalho de “conexão e colaboração”. Esta foi a primeira edição do ENEX que permitiu a integração entre os projetos dos quatro campi da Universidade, já que docentes dos campi II, III e IV puderam avaliar e conferir projetos que antes ficavam restritos ao Campus I.

Tela do SisEnexO êxito da realização virtual também se deve à equipe desenvolvedora do Sistema de Avaliação do ENEX (SisEnex), coordenada por Danielle Rousy, docente do Departamento de Informática.

A equipe extensionista enfrentou desafios para realizar o ENEX de forma virtual. “Foi um prazo apertado, tivemos que lidar com a pressão do tempo para desenvolver e adaptar o SisEnex para o ENEX dentro do ambiente remoto”, conta Danielle. “Destaco como maiores dificuldades os recursos e o tempo limitado para o desenvolvimento da plataforma”.

Contudo, a docente afirma que o trabalho pôde ser realizado de forma excelente e com resultados muito positivos. “Tivemos problemas comuns, como mediadores que faltaram ou assistentes de sala que não conseguiram conduzir por questão de tecnologia”, explica.

Um desses casos aconteceu na sexta-feira(06/11), quando o Supremo Tribunal de Justiça recomendou que os sistemas federais fossem suspensos, o que prejudicou a realização das e-tertúlias previstas para o horário da manhã. Porém, esse problema foi contornado e, do total de inscritos para as apresentações síncronas, apenas 16 tiveram problemas de conexão.

O esforço para a realização do ENEX foi percebido pela comunidade extensionista. “A organização do evento, de forma responsável, encaminhou arquivos com instruções para soluções de problemas e as medidas a serem tomadas”, destaca Weslley Vasconcelos, extensionista do projeto Direito do Consumidor na Escola. “Foi ótima a apresentação na e-tertúlia e foi muito interessante perceber a forma que os projetos se adaptaram à nova realidade decorrente da Covid-19”.

Avanços da extensão em 2020

EncerramentoOs projetos foram avaliados de acordo com os princípios da extensão (interdisciplinaridade, interprofissionalidade, intersetorialidade, interação dialógica e importância no processo formativo do aluno). Com isso, o Comitê Assessor de Extensão decidiu conceder o Prêmio Elo Cidadão à toda a comunidade acadêmica que participou do evento. “Estamos em um momento de muita dificuldade. Participar deste 21º ENEX já é superar desafios”, defende Marçonília.

Com o tema “quebrando paradigmas em tempos de pandemia”, o XXI ENEX reforçou a potencialidade da Extensão Universitária. “Nós quebramos paradigmas porque tivemos uma grande adesão neste evento e não tivemos perda de conexão, nem problemas de segurança na salas virtuais. Para nós, foi uma verdadeira quebra de paradigma”, finaliza Marçonília.

O XXI ENEX aconteceu em razão da equipe do SisEnex (20 discentes e 2 docentes), equipe de curadoria de vídeos e treinamentos (2 discentes e 2 docentes), mediadores de sala (95 participantes), assistentes de sala (52 discentes) e avaliadores (194 docentes e técnico-administrativos).

Reportagem de Ana Lívia Macêdo (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX