Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 4ª Edição > Noticias > 3 noticias > NÚCLEOS - NIETI

NÚCLEOS - NIETI

publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 23/04/2018 10h54

Novos horizontes na terceira idade

O Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NIETI), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB), desenvolve ações para o público da terceira idade.

Criado em 1992, o núcleo tem por objetivo investigar o conhecimento relacionado ao processo de envelhecimento e à velhice por meio de ações de ensino, extensão e pesquisa, além de dar apoio às atividades que estão sendo desenvolvidas em outros segmentos da UFPB.“O NIETI, desenvolve ações de apoio aos professores que queiram fazer pesquisa na terceira idade e apoio a projetos de extensão voltados para terceira idade”, diz a Coordenadora do Núcleo, Flávia Luiza Costado Rêgo.

Dentre as atividades ofertadas para a comunidade, estão os cursos de língua estrangeira, informática e formação em cuidador de idosos. Atualmente, são ofertadas turmasde Francês e Inglês. Aluna do curso de Francês, Almira Araújo, revela que o curso é muito importante, pois trabalha o raciocínio e traz outros benefícios. “Eu me sinto muito bem, cada dia melhorando mais. Desenferruja a gente, a mente”.

Os cursos são realizados de forma gratuita, com a contribuição voluntária de professores da Universidade e de fora dela. Para participar, o idoso deve fazer sua inscrição na secretaria do NIETI e colocar suas preferências. Conforme são iniciadas novas turmas, os inscritos são chamados para o curso previamente escolhido.

Professora bolsista do curso de francês, Luiza Salvia afirma que seu trabalho é uma forma de contribuição para a terceira idade: “A maior satisfação é que de alguma forma estou contribuindo em trazer uma nova atividade para a terceira idade. Fazer com que eles possam exercitar a mente”.

A Coordenadora informou que recentemente foi ofertado o curso de Cuidador de idosos. “Esse curso é voltado para um público que não é idoso, mas trabalha cuidando de idosos” e que novas turmas desse curso serão ofertadas. Além de ofertar cursos, o Núcleo compõe o Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, lutando para garantir os direitos das pessoas idosas.

As inscrições para os cursos são realizadas na secretaria do NIETI (PRAC - Térreo da Reitoria). Outras informações podem ser obtidas pelo número (83) 3216-7211, ou pelo e-mail: nietiufpb@yahoo.com.br.