Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 4ª Edição > Noticias > 6 noticias > Notas -

Notas -

Primeiro Parklet da UFPB e Rede NEDET
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 04/05/2018 18h37

UFPB inaugura primeiro Parklet do Campus

Foi inaugurado no início deste semestre letivo, dia 17 de julho (2017), o primeiro Parklet da Universidade Federal da Paraíba. O projeto foi desenvolvido pelas designers de interiores Carla Lucena e Andreia Gonçalves em parceria com a coordenação do curso de Psicopedagogia. Localizado em frente ao Centro de Educação (CE), o espaço que antes funcionava como um estacionamento, agora busca proporcionar um ambiente multifuncional, oferecendo às pessoas que transitam na universidade a possibilidade de ter um momento tranquilo para estudar, descansar e ler, além de ser um espaço sustentável, feito com materiais recicláveis como pneus e pallets de madeira.

O primeiro Parklet do Estado foi construído no centro da capital e foi produzido pelo aluno Allisson Bruno Oliveira com orientação do professor Nilton Pereira de Andrade, ambos do curso de Engenharia Civil da UFPB em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Este novo ambiente também promove a campanha #Doe, troque, compartilhe livros, que motiva o intercâmbio e a doação de livros pela comunidade.

Evento da Rede NEDET debate resultados

Foi realizado no dia 01 de julho, o “II Seminário Multiterritorial: inclusão produtiva, gestão social, gênero e povos tradicionais”, que faz parte do projeto ‘Rede de Núcleos de Extensão emDesenvolvimento Territorial da Baixada Litorânea’, aprovado na chamada nº 11 CNPq/MDA/SPM. O seminário ocorreu no Hotel Ouro Branco e a data foi escolhida devido a comemoração da semana do alimento orgânico.Seminário_abertura

Organizado pela Rede NEDET, o evento contou com a participação do professor Otavio Machado do IDEP/UFPB, representando a magnífica reitora Margareth Diniz; do delegado substituto da Paraíba pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e dos representantes (agricultores, pescadores, quilombolas, indígenas, técnicos da EMATER, responsáveis das prefeituras dos municípios atendidos) dos Territórios da Cidadania Zona da Sul e Norte e os Territórios Rurais Piemonte da Borborema e Vale do Paraíba.

O objetivo do evento foi a avaliação do trabalho desenvolvido nestes dois anos e meio, além da apresentação das ações da rede nos territórios. Esse foi o único projeto aprovado dentro da chamada por esta instituição. Sendo assim, desde 2015 foram implantados quatro núcleos de desenvolvimento territorial para assessorar os Colegiados Territoriais dos Territórios. Este projeto atende diretamente 320 instituições (públicas e privadas) e indiretamente 4.000 pessoas, sendo este público de 57 municípios do estado.