Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 4ª Edição > Noticias > 6 noticias > SILAQ

SILAQ

Evento Internacional na UFPB
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 04/05/2018 19h16

Simpósio Internacional de Lazer

e Qualidade de Vida

O Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida (SILAQ), que aconteceu nos dias 04 e 05 de maio, foi promovido pela Rede Paraíba em Movimento (RPM) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB).

Realizado na Reitoria da UFPB, o Simpósio teve o intuito de promover uma interação entre acadêmicos e profissionais das instituições públicas e privadas. Os temas abordados foram as práticas esportivas, turismo e cultura dentro do contexto da qualidade de vida, bem como do desenvolvimento territorial. O SILAQ contou com apresentações culturais (Crianças da Escola Viva Olho no Tempo; cantora lírica Giovanna Maropo; saxofonista Alcides Prazeres (UFPB) e Grupo de Danças Folclóricas (Sesc) e ainda com uma exposição do artesanato paraibano no hall da reitoria.

A assessora de comunicação da RPM, Ana Cláudia Papes, ressaltou a importância da realização do simpósio:“A abertura de intercâmbios educacionais entre pesquisadores, professores e alunos de universidades brasileiras e do exterior possibilita a integração e cooperação científica entre países, promovendo a internacionalização de estudos e, consequentemente, oferecendo maiores contribuições à sociedade”.SILAQ_Coordenadora

O SILAQ superou as expectativas dos organizadores, gerando a REDLATINUS, que tem o objetivo de promover o diálogo científico entre pesquisadores do Brasil e do exterior nas áreas de práticas esportivas, lazer, turismo e cultura.

A coordenadora do Simpósio, a professora Dilma Brasileiro, falou sobre a experiência de organizar o evento: “O lema da Rede Paraíba em Movimento/LACESTUS/ DEF/CCS/UFPB que realizou o SILAQ é: ‘Juntos, somos muito mais’. O SILAQ me provou que quando as pessoas e as instituições acreditam no novo e apostam em novos modelos de fazer as coisas, uma conjunção de forças conflui e coisas extraordinárias acontecem”.

* Reportagem de Maria Clara Lima - Bolsista PRAC (2017)