Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 7ª Edição > Noticias > 3 noticias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 16/07/2018 20h04, última modificação: 16/07/2018 20h09

SNCT 2017 - Tecnologia e mostras científicas para a comunidade

Visando levar a Ciência e a Tecnologia de forma acessível a toda a população, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou em 2004 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Semana acontece anualmente nas Universidades e Institutos Federais do país, e a cada ano apresenta uma temática diferente. Em 2017 o tema escolhido foi “A Matemática está em tudo!”. A 14ª edição da SNCT da UFPB aconteceu no Centro de Tecnologia (CT), nos dias 24 e 25 de outubro. O evento foi uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), Pró-reitoria de Graduação (PRG) e Cento de Tecnologia (CT).

A proposta do evento foi atingir alunos do ensino médio de escolas de João Pessoa. O objetivo é mostrar para esses alunos, que estão próximos de concluir o ensino médio, o que eles podem encontrar na Universidade. A programação desta edição (2017) contou com palestras, mostras, exposições, atrações culturais e visitação à laboratórios da UFPB.

Segundo Fagner Patrício dos Santos, servidor técnico-administrativo da PRAC e um dos coordenadores do evento, a Semana representa “uma oportunidade para o aluno da rede pública observar os cursos que a Universidade oferece”. Além disso o técnico revelou que foi um momento de mostrar à população alguns projetos da UFPB e ideias de professores.

Exposições

A equipe que organizou a Semana foi composta por técnicos-administrativos, professores e monitores. Para o estudante de Música Gutemberg Lima, a monitoria na Semana Nacional de Ciência permite uma experiência interessante. “O contato com o público, monitores e alunos de outros cursos faz com que a gente acabe conhecendo um pouco mais de tudo que a instituição oferece”, completou.

A SNCT contou com exposições temáticas ligadas à matemática. “Por que a Natureza é Matemática?”, mostrou de forma interativa como a Biologia e Matemática estão intimamente ligadas. Repleta de painéis, a exposição permitiu que os estudantes ficassem livres para explorar a matemática da vida.  Um elemento que despertou bastante interesse na exposição foi a árvore da vida, uma grande representação de todas as espécies e da evolução delas.

A outra exposição, chamada “A matemática está em tudo”, criada pela professora Rogéria Gaudêncio, mostrou como a Matemática possui relação com várias áreas, como por exemplo na música, na arquitetura e na geografia. A docente contou que parte dos objetos mostrados na exposição fazem parte do acervo do Laboratório de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Científica.

Exposição "A matemática está em tudo" - Foto PRAC (2018)Exposição "Porque a natureza é matemática ?" - Foto PRAC (2018)

Palestras

A professora Maria Soraya, docente da Escola Técnica de Saúde da UFPB (ETS), abordou as ações realizadas na Escola e destacou o incentivo que é dado para a formação integral dos docentes dos cursos técnicos em saúde. “Além de oferecer todo o conhecimento técnico, incentivamos a formação crítica e, sobretudo, cidadã dos estudantes.”

O segundo dia contou com a palestra Yes! Eu também posso ser youtuber!, ministrada por Késile Fernandes, estudante de Comunicação e Mídias Digitais e criadora do canal no Youtbe ‘Donas do Mundo’, que aborda temas ligados ao mundo feminino. Ela explicou os passos essenciais para criar um canal do Youtube e a importância de uma boa identidade visual, referências e ideias interessantes para atrair o público na internet.

Apresentações

Na manhã do primeiro dia aconteceu a apresentação cultural “Coco Sambado do Olho do Tempo”, do grupo de cultura popular formado por 14 pessoas, dentre elas alunos e adolescentes e educadores da Escola Viva Olho do Tempo. A tarde a apresentação foi do grupo de percussão Tambores do Tempo, formado por 60 crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, também da Escola Viva Olho do Tempo.

No segundo dia, o coordenador do Núcleo de Teatro Universitário, Edilson Alves, realizou uma atividade de entretenimento com os alunos, onde o ator interpretou um personagem cômico de um novo professor na Universidade.

Visitação

Acompanhados de profissionais e estudantes dos cursos técnicos, os alunos visitaram no primeiro dia do evento o laboratório de Análise Clínica, a sala de técnicas de Enfermagem e o laboratório de Cerâmica da Escola Técnica de Saúde.

Mostras

Formada por vários estandes de cursos oferecidos pela UFPB, como Artes Visuais, Dança, Geografia, Letras e Educação Física, a Mostra de Profissões, realizada no primeiro dia, teve o intuito de dar um horizonte para quem ainda está indeciso na escolha de qual profissão seguir.

No segundo dia foi realizada a II Feira de Inovação e Tecnologia, organizada pelo CT em parceria com a SNCT. Foram feitas excursões com as escolas por diversos laboratórios localizados nas instalações do Centro de Tecnologia e no Auditório do CT.