Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 7ª Edição > Noticias > 6 noticias > Clínica ambulante

Clínica ambulante

Expandindo o alcance do atendimento
publicado: 21/05/2018 17h23, última modificação: 28/05/2018 16h43

Expandindo o alcance do atendimento

Com o propósito de contribuir no cuidado com a saúde dos animais, surge o projeto de extensão Veterinário Ambulante, que faz o atendimento a animais domésticos de grande porte, como os bovinos, de forma gratuita na cidade de Areia e em municípios vizinhos. Desenvolvido desde 2011, é coordenado pelo professor Suedney de Lima do Departamento de Ciências Veterinárias do Campus II da UFPB e vem ajudando os pequenos produtores da região.

O projeto foi criado a partir do plano de trabalho que o professor Suedney apresentou quando foi contratado pela Universidade. A ideia era elaborar um projeto de extensão viável com o objetivo de prestar assistência aos assentamentos da região. Assim, o Veterinário Ambulante é um projeto que dá suporte veterinário (clínica médica e cirúrgica, obstetrícia, nutrição e manejo sanitário) e dessa forma contribui com a agricultura familiar de assentados e da população em geral.

Algumas ações do projeto são programadas no início do semestre e outras são pontuais, como as de clínica médica ou cirúrgicas, realizadas de acordo com a demanda. Já as de manejo sanitário costumam ser programadas, pois muitas vezes servem também como aulas práticas.

Atendimento sendo realizado - Imagem cedida pela equipe

Francisca Mônica Couras, aluna do 9º período de Medicina Veterinária e bolsista do projeto, contou que sua motivação para participar foi seu interesse por animais de grande porte, como os equinos e bovinos. A discente participou como voluntária no início. “ Quem quer trabalhar com animais grandes tem que ter a parte prática, precisa saber como falar com o produtor, ver as doenças nos animais na realidade e perceber os sintomas”, contou Francisca Mônica.

O Veterinário Ambulante atende produtores que não possuem meios para levar o animal até ao hospital, daí parte o nome do projeto. Todos os procedimentos são feitos no local em que o animal está. Os produtores entram em contato previamente e contam o que está acontecendo com o animal. A equipe leva até o local todo o material necessário para realizar o procedimento. “Tem que levar todo o material correto, devemos ter responsabilidade com animal também. Não é só chegar na hora e fazer”, disse Francisca Mônica. Mas há cirurgias que não podem ser realizadas no campo e, nesse caso, a equipe do projeto providencia o transporte do animal para o Hospital Veterinário do Campus.

Além do tratamento veterinário, o projeto realizou palestras sobre manejo sanitário de pequenos ruminantes, sobretudo no tocante à vermifugação e vacinação com a intenção de mostrar a importância desses procedimento e as consequências das doenças bovinas.

O projeto realiza procedimentos e faz esclarecimentos importantes para as rotinas do campo, por essa razão,  tem muitos beneficiados em Areia-PB e nos municípios próximos. Esse alcance poderia ser ainda maior caso a Extensão possuísse mais recursos para adquirir, por exemplo, um veículo e materiais médicos.

Os projetos de extensão, como este de medicina veterinária, motivam os alunos tanto para a vida acadêmica quanto para a atuação profissional. “Na hora em que são unidas a teoria com a prática, há uma complementação fantástica! Você aprende muito mais quando coloca a mão na massa. Essa oportunidade de atividade de campo, é ímpar”, ressaltou o professor Suedney.