Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Professor e aluno da UFPB ganham prêmio "Melhor Short Paper" no SBGames
conteúdo

Notícias

Professor e aluno da UFPB ganham prêmio "Melhor Short Paper" no SBGames

publicado: 27/12/2019 18h35, última modificação: 26/10/2021 12h58
Artigo premiado apresenta protótipo de jogo digital que incentiva conhecimento sobre ambientes costeiros e marinhos

O professor Ed Porto Bezerra, do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o mestrando do Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Arte (PPGCCA- UFPB), Gabriel Ponciano, receberam o prêmio "Melhor Short Paper" na Trilha de Educação do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) com o trabalho intitulado “Litoralia: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira”. 

O artigo premiado apresenta um protótipo de um jogo digital que incentiva o conhecimento sobre os ambientes costeiros e marinhos, para estudantes do ensino médio. É O método de trabalho utilizado é o "diGital educAtional gaMe dEvelopment methoDology (GAMED)”, que se apropria de diferentes métodos acerca do desenvolvimento de jogos educacionais. Esse trabalho encontra-se, atualmente, na fase de design de software. 

Como resultados preliminares foram identificados os objetivos de aprendizagem, elaboradas as mecânicas primárias do jogo e desenvolvido um protótipo. Os próximos passos do trabalho incluem a definição da estética de jogo, a validação do protótipo, a implementação do software e a aplicação em turmas de ensino médio.

O SBGames foi realizado no modo virtual, no período de 18 a 21 de outubro, com sede da organização geral em Gramado (RS). Trata-se do maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. É promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 

O evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente, são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. 

***
Reportagem: Madrilena Feitosa - Assessoria de Comunicação do CI com informações da SBGames
Edição: Aline Lins - Ascom UFPB
Foto: Angélica Gouveia