Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitor da UFPB e Reitora da UFERSA se reúnem em Fortaleza com o Reitor da UFC

Reitor da UFPB e Reitora da UFERSA se reúnem em Fortaleza com o Reitor da UFC

publicado: 19/04/2021 14h46, última modificação: 26/10/2021 12h58
Reunião foi para tratar de cooperação mútua e desenvolvimento regional
Reitor da UFC Prof. Cândido Albuquerque (E), Reitora da UFERSA Profa. Ludimilla Carvalho (C) e Reitor da UFPB Prof. Valdiney Gouveia (D)

O reitor da Universidade Federal da Paraíba, prof. Valdiney Gouveia e a Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), profa. Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, estiveram realizando uma visita de cortesia ao Reitor da Universidade Federal do Ceará, (UFC), Prof. Cândido Albuquerque, no último dia 13/4. Na ocasião foram discutidas parcerias nas áreas de interesse das instituições, além de oportunidades de trabalho para superação de problemas comuns às três universidades.

O encontro ocorreu na Reitoria, em Fortaleza, e contou ainda com a presença da chefe de Gabinete da Reitoria da UFERSA, Profª Cláudia Muniz. Os dirigentes falaram sobre internacionalização, diálogo em pesquisa (especialmente nas áreas de saúde e ciências agrárias), desafios do sistema remoto durante a pandemia do novo coronavírus e trocas possíveis nas áreas de empreendedorismo e inovação.

(Da esq. para dir.) Reitor da UFPB Valdiney Gouveia, Chefe de gabinete da Reitoria da UFERSA Claudia Muniz, Reitora da UFERSA Ludimilla Carvalho e Reitor da UFC Cândido Albuquerque

Foi a primeira visita institucional do Prof. Valdiney Veloso, à frente da UFPB há apenas cinco meses, à UFC e ao Ceará. Ele, que já havia estado na UFC como professor e pesquisador, participando de eventos, bancas examinadoras e palestras, disse que a Universidade é uma referência no Nordeste, sendo um espelho para as demais instituições da região.

"Estamos aqui para elencar parcerias a serem estabelecidas, fortalecendo nossas instituições. Um exemplo são cursos de pós-graduação em cooperação, envolvendo pesquisadores de todas as três universidades para fornecer soluções em áreas diversas", antecipou o reitor. Se aprovadas, não seriam as primeiras pós-graduações interinstitucionais da UFC, que já conta com os doutorados em rede em Biotecnologia e em Zootecnia.

Para o reitor Cândido Albuquerque, a ocasião foi auspiciosa por possibilitar um diálogo que gerará bons produtos intelectuais e sociais. "Este talvez seja um dos mais importantes encontros que tive com dirigentes de universidades federais brasileiras. Temos dificuldades muito parecidas, objetivos comuns a serem alcançados. Podemos voltar nosso olhar para problemas comuns e históricos, mas também partir coletivamente em busca da excelência acadêmica", afirmou o dirigente, finalizando com um aceno à contribuição forte que pode ser dada às economias locais.

"É importante a internacionalização das universidades, mas esse caminhar regional também é fundamental. O mundo hoje se divide entre quem importa e quem produz tecnologia e inovação. Precisamos nos projetar juntos", afirmou o Prof. Cândido. O Prof. Valdiney Veloso corroborou a intenção do colega da UFC, acrescentando "estar próximo e querer a confiança dos colegas reitores para que todas as instituições saiam ganhando".

Reportagem: Rogério Almeida
Colaboração: Gabinete do Reitor da UFC